Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/08/2013 - 13h22min

Assembleia divulga premiação socioambiental no Vale do Itajaí

Imprimir Enviar
I Seminário de Certificação de Responsabilidade Social - Rio do Sul. Foto: Solon Soares

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançou na tarde desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Rio do Sul, a terceira edição do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social – Destaques SC 2013. A premiação é um reconhecimento às organizações que desenvolvem ações voltadas ao bem estar da sociedade e à preservação ambiental.

Realizado sob a forma de um seminário, o evento busca despertar nas empresas e entidades com fins não econômicos a importância da inclusão de critérios socioambientais em seus planos de gestão. Outro objetivo do seminário é repassar as orientações técnicas necessárias para que as organizações interessadas em participar da certificação e da premiação possam efetuar suas inscrições. Florianópolis, Criciúma, Lages, Itajaí e Joinville já receberam a capacitação, que também será realizada em Chapecó (22/8) e Tubarão (30/8).

Até o momento, afirmou o presidente da Assembleia, Joares Ponticelli (PP), já foram recebidas 112 inscrições, número próximo da meta estabelecida, de 150. "Santa Catarina tem a marca da solidariedade, do envolvimento. Por isso estamos percorrendo o estado com esses encontros, para conhecer e dar visibilidade aos bons exemplos, fato que tem chamado a atenção de diversas casas legislativas do país, como a do estado de São Paulo".

Todo o processo de certificação e premiação das organizações, explicou Ponticelli, é conduzido de forma transparente e sem qualquer viés político. "Contamos com a parceria de 12 entidades e associações representativas de diversos segmentos da sociedade, o que confere maior lisura ao certame, absolutamente transparente e desvinculado de qualquer interesse político-partidário".

As empresas e entidades certificadas e premiadas serão conhecidas no dia 4 de dezembro em solenidade realizada no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.

Empresas certificadas em 2012
Atuando em um segmento de grande potencial poluidor, o Frigorífico Riosulense (Pamplona Alimentos) desenvolve uma série de ações visando a diminuição do impacto ambiental, fato que proporcionou à empresa a certificação em responsabilidade social pelo segundo ano consecutivo.

Entre os cuidados mantidos pelo frigorífico, explicou o auditor fiscal da empresa, Rogério Bento, estão a preocupação com o bem-estar animal, recomposição da mata ciliar, instalação das granjas de animais em uma distância segura de mananciais de água e áreas de mata nativa e compostagem dos dejetos para a produção de adubo e energia.

No campo social, disse, a empresa mantém diversas práticas de gestão voltadas à melhoria da qualidade de vida dos seus 1,7 mil funcionários. Entre elas a manutenção em suas unidades fabris de refeitórios, capelas ecumênicas e bibliotecas, bem como a disponibilização de assistência médica e odontológica e de políticas antitabagismo. Por meio de um convênio com o Serviço Social da Indústria (SESI) também são disponibilizadas creches e um programa de ensino para jovens e adultos, além de cursos de aperfeiçoamento. "Desenvolvemos práticas sociais desde a fundação da empresa, em 1948, mas passamos a divulgá-las somente a partir de 2005. Isto foi muito importante, pois proporcionou à sociedade conhecer o trabalho que está por trás da elaboração de nossos produtos".

Outro case apresentado durante o seminário foi o da Blusoft, polo tecnológico criado há 20 anos em Blumenau e que engloba cerca de 100 empresas de tecnologia em informação e comunicação. A certificação em responsabilidade social, afirmou o presidente do Conselho da Blusoft, Joe Elias Linder, foi obtida em reconhecimento ao programa Entra21, voltado à formação de jovens carentes em cursos avançados de informática na região do Vale do Itajaí.

Aproximadamente 2,5 mil jovens já foram beneficiados nos oito anos de existência do programa, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), prefeitura de Blumenau e empresas da região. Os cursos são disponibilizados de forma totalmente gratuita, incluindo material didático e vale-transporte e abrangem diversas áreas, com foco na empregabilidade. "Blumenau tem falta de mão-de-obra, mas hoje esta situação está muito mais atenuada por causa do Entra21", ressaltou Linder.

Reconhecimento em duas modalidades
Instituído pela Lei nº 12.918 de 2004, o reconhecimento em responsabilidade social acontece em duas modalidades: o certificado, a todas as empresas privadas e entidades sem fins lucrativos que atingirem em seu balanço social a pontuação mínima em relação aos indicadores e o troféu, destinado às seis empresas privadas certificadas que apresentarem o melhor nível de desempenho nos segmentos da indústria e comércio, serviços e turismo, divididas em três categorias: micros, médias e grandes empresas.

As avaliações serão feitas por uma comissão mista, composta por representantes do Legislativo Estadual e mais 12 entidades apoiadoras. Entre elas a Facisc, Fecomércio, Fiesc, Sebrae, Fampesc, Fatma, Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Fhoresc), Observatório Social de Florianópolis (OSF), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc) , Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Cada representante participa com um voto.

Para concorrer à certificação e ao prêmio, os balanços sociais devem exibir dados financeiros e patrimoniais, bem como demonstrar o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos lucros e as possibilidades de desenvolvimento social e pessoal, além da interação das empresas e entidades com a comunidade e o meio ambiente.

As inscrições permanecem abertas até o dia 30 de setembro e podem ser feitas por meio do site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar