Assembleia Legislativa adere ao Pacto pela Inovação Catarinense
A Assembleia Legislativa aderiu, nesta quinta-feira (24), ao Pacto pela Inovação Catarinense, tornando-se a 40ª instituição a firmar o compromisso de posicionar o estado internacionalmente como o estado da inovação. O pacto foi apresentado na tribuna do Parlamento catarinense, durante intervalo da sessão ordinária, pelo vice-presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Marcos Lichtblau.
“De um lado, temos recursos bastante limitados. De outro, temos várias entidades como a Assembleia Legislativa, empresas e academias trabalhando em iniciativas isoladas. Em 2017, quando o pacto foi criado, pensamos em colocar todos esses atores para pensar uma estratégia coletiva. Daí nasceu o pacto pela inovação, consignado por entidades que compartilham mais de 160 ações, objetivando tornar Santa Catarina um dos estados mais inovadores do mundo até 2030”, discorreu o coordenador da iniciativa.
Lichtblau informou que o setor de tecnologia responde por 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina, com mais de 12 mil empresas e 50 mil empregos. O setor cresce exponencialmente e dobra de tamanho a cada quatro ou cinco anos. “Com a adesão de um player importante como a Assembleia Legislativa que tem uma adesão muito grande em todo o estado, vai nos ajudar muito a disseminar isso em todas as regiões, inclusive nas mais distantes e nas menores, nas mais necessitadas de uma transformação econômica e social”, analisou.
O deputado Jair Miotto, que preside a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia será o interlocutor da Assembleia Legislativa no pacto. “Inovação se soletra como sobrevivência. Se não nos adaptarmos às inovações que estão ocorrendo em todos os setores, ficaremos para trás. E nosso estado é um estado de vanguarda, um estado que sempre foi inovador”, elogiou.
Agência AL