Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/03/2022 - 18h55min

Assembleia Legislativa abre programação do Mês da Mulher

Imprimir Enviar
Apresentação de dança inclusiva marcou a abertura oficial da programação do Mês da Mulher, na tarde desta terça (8)
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A apresentação de dança inclusiva da bailarina Laura Flores marcou a abertura oficial das atividades do Mês da Mulher na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher. A cerimônia, realizada no hall do Palácio Barriga Verde, contou com a presença do presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB), das deputadas da Bancada Feminina do Parlamento estadual e representantes do Ministério Público Estadual (MPSC) e do Poder Executivo.

Laura, que também é escritora, é portadora da síndrome de Susac, que afetou seus movimentos. Ela é responsável pelo Projeto Inspirando Vidas, que engloba a dança inclusiva, a literatura e palestras motivacionais. Após se apresentar, ela entregou cartas para o presidente da Alesc e para a Bancada Feminina solicitando à Assembleia mais ações em prol das pessoas com deficiência.

“As mulheres com deficiência passam por desafios enormes, precisamos de mais políticas públicas, que olhem com mais atenção para esse público”, afirmou Laura.

O presidente da Assembleia destacou a importância da apresentação de Laura, como um exemplo de superação. Sopelsa também parabenizou as mulheres pela passagem do dia.

“O dia das mulheres são todos os dias, mas hoje é um dia especial”, comentou o deputado. “Tenho cinco mulheres na minha vida: minha esposa Valentina, minhas três filhas e minha neta. Sou um homem feliz, porque as tenho ao meu lado, sempre me dando força para cumprir meus desafios.”

Reflexão
A procuradora de Justiça Cristiane Rosália Böell, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar e contra a Mulher (Neavid) do MPSC, destacou que o Dia da Mulher deve ser uma data para reflexão. “Temos muito o que comemorar, mas também temos muito o que conquistar ainda”, disse. 

A secretaria-adjunta de Estado da Fazenda, Michele Roncalio, chamou a atenção para as distorções na representação feminina na política e em outros espaços de decisão. Lembrou também que Santa Catarina tem muitas mulheres pioneiras, como Anita Garibaldi, Antonieta de Barros e Zilda Arns, mas, ao mesmo tempo, apresenta índices assustadores de violência contra a mulher. Para Michele, apesar dos avanços significativos, as mulheres ainda tem um longo caminho pela frente na busca pela igualdade.

A coordenadora da Bancada Feminina da Alesc, deputada Luciane Carminatti (PT), chamou a atenção do público para a Galeria dos Presidentes da Assembleia, no hall do Palácio Barriga Verde, onde há apenas fotos de homens. “A mulher pode estar onde ela quiser, desde que tenha oportunidades para isso”, ponderou.

Ela citou avanços importantes para as mulheres dentro do Parlamento, como a instalação do Observatório da Violência contra a Mulher (OVM-SC) e a aprovação de uma emenda de R$ 10 milhões no orçamento do Estado para o tratamento de câncer em mulheres. “Essa Assembleia já deu passos importantes no combate à violência contra as mulheres e em políticas públicas voltadas às mulheres”, considerou.

As deputadas Ada de Luca (MDB), Dirce Heiderscheidt (MDB) e Paulinha (sem partido) também deixaram suas mensagens sobre o Dia Internacional da Mulher. Elas ressaltaram a necessidade de se aumentar a representatividade feminina nos cargos eletivos.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar