Alesc lança frente para incentivar transporte marítimo na região da Capital
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançou na manhã desta quarta-feira (1º) a Frente Parlamentar para Implantação do Transporte Marítimo na Grande Florianópolis. A iniciativa partiu do deputado Pedrão Silvestre (PP), com o objetivo de criar condições políticas para a implantação do serviço. Durante o ato, foi assinado um termo de compromisso e cooperação técnica para viabilizar o transporte.
“Está na hora dos municípios da Grande Florianópolis se conectarem através do mar. Antes das pontes chegarem, essa conexão se dava pelo mar”, lembrou Pedrão. “Nossa frente quer criar as condições políticas para apoiarmos a parte técnica na elaboração da melhor proposta de transporte para a região”, disse.
Participaram do lançamento da frente representantes das prefeituras e vereadores dos municípios da região, Capitania dos Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), empresários do setor marítimo e sociedade civil. Os deputados Sergio Guimarães (União) e Camilo Martins (Podemos) também prestigiaram o evento.
A ideia é que o grupo apoie estudos de interesse social, econômico e político que pensem o transporte aquaviário não só como opção turística, mas também como alternativa de mobilidade urbana para a região. Para isso, a frente trabalhará com questões relacionadas à legislação e gestão, modelagem do negócio, atracadouros, principais rotas e conexão intermodal.
Solução
Para Pedrão, a navegação é a alternativa para reduzir drasticamente os tempos de deslocamento entre os municípios da Grande Florianópolis e a Ilha de Santa Catarina. “Hoje, entre Biguaçu e Florianópolis, demora-se até uma hora e meia. De barco, isso leva 15 minutos. É economia de tempo e mais qualidade de vida”, disse. O modal também pode ser utilizado, segundo o deputado, como opção para ligar os bairros da ilha.
Representando os prefeitos da região, Salmir da Silva, de Biguaçu, também considera que a navegação é uma solução para as questões da mobilidade urbana da região. Ele acredita que a frente terá um papel importante na interlocução entre os municípios e o Estado. “Precisamos ter esse esforço coletivo, com respaldo junto ao governo estadual, para que a gente encare esse problema como algo de região metropolitana”, disse.
O deputado Sérgio Guimarães elogiou o lançamento da frente parlamentar e lembrou a responsabilidade do Estado e dos municípios na questão. “Ou se tem uma união de esforços ou vamos ficar sempre neste blá blá blá.”
Camilo Martins destacou que os municípios precisam de apoio financeiro para viabilizaram o transporte marítimo. “Se não tivermos o Estado junto, não há prefeitura que vai resolver, porque os municípios não têm dinheiro para isso”, disse o deputado.
Agência AL