Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/02/2013 - 17h00min

Assembleia homenageia jornal A Notícia pelos 90 anos de fundação

Imprimir Enviar
Parlamentares entregam homenagem ao diretor regional da RBS. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A trajetória do jornal A Notícia, mais antigo em operação em Santa Catarina e que completou 90 anos no dia 24 de fevereiro, foi celebrada na noite desta quarta-feira (27) com sessão especial na Assembleia Legislativa. A homenagem, realizada por iniciativa da Mesa e assinada pelos 40 deputados da Casa, foi acompanhada por empresários, parlamentares e profissionais da comunicação.

Conduzindo a sessão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), lembrou o papel dos funcionários e colaboradores na história do jornal. “Nosso cumprimento àqueles que fizeram e fazem de A Notícia um dos mais importantes veículos de comunicação do estado”.

Da tribuna, parlamentares com representação em Joinville destacaram a importância do periódico para a cidade e a região Norte do estado. “O AN é, por excelência, joinvillense de berço e nós, parlamentares da região, não poderíamos deixar de estar aqui para demonstrar nossa admiração, respeito e carinho por este jornal que faz parte de nossas vidas”, disse Nilson Gonçalves (PSDB).

Para Darci de Matos (PSD), A Notícia tem forte compromisso com a cidade, e segue comprometido com as demandas da sua população. Ele lembrou como o jornal foi resgatado, em 1956, por um grupo de 150 investidores locais, preocupados com a manutenção dos serviços prestados pela publicação. “Assim é o AN, inovador, corajoso e, acima de tudo, independente, e com uma trajetória que se confunde com da cidade”.

A aquisição do AN pelo grupo RBS, em 2006, antes temido pelos joinvillenses, disse Kennedy Nunes (PSD), acabou por favorecer a publicação, que “evoluiu, sem perder as raízes locais”.

Tradição no jornalismo
Presente ao evento, o presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Aron, ressaltou a história do jornal e a sua contribuição para a história da comunicação. “O AN é um verdadeiro patrimônio do estado. Uma a grande escola, por onde passaram grandes nomes do jornalismo catarinense”, disse.

O diretor regional do Grupo RBS, Bruno Watté, manifestou seu orgulho pelo reconhecimento prestado pelo Legislativo estadual e afirmou que o AN chega aos 90 anos pronto para novos desafios. “Nós do jornal, brincamos que esta data marca um novo começo, pois acabamos de iniciar a década do centenário. Estamos cheios de projetos, idéias e vontade de aprimorar nosso trabalho em prol da população de Joinville e do Norte do estado”.

Histórico
Com sede em Joinville, o AN, como é conhecido, foi fundado por Aurino Soares em 24 de fevereiro de 1923. À época, o jornal circulava com quatro páginas e periodicidade semanal, passando a ser diário a partir de 1930. O periódico, que já teve entre seus controladores o empresário Antônio Ramos Alvim e o político Aderbal Ramos da Silva, ex-governador do Estado, hoje pertence à RBS, proprietária dos principais noticiosos impressos do estado, como Jornal de Santa Catarina e Diário Catarinense.

Com uma equipe composta por 240 profissionais, atualmente o AN circula em 90% dos municípios catarinenses, por meio de 500 pontos de venda. O jornal, que já se engajou na defesa de demandas regionais como a duplicação da BR-280, a reforma do estádio do JEC e a manutenção dos Bombeiros Voluntários de Joinville conta em seu currículo com dois Prêmios Esso Regional e um Prêmio Pini de Excelência Gráfica.

A publicação, segundo dados da RBS, possui aproximadamente 370 mil leitores, concentrados principalmente no Norte catarinense. Já em sua versão digital, os números são ainda mais robustos. Somente em janeiro de 2013, a plataforma on line do AN registrou aproximadamente 1,4 milhão de acessos.

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar