Assembleia homenageia Esag pelos 50 anos de fundação
O cinquentenário da Escola Superior de Administração e Gerência, atual Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), foi celebrado na noite de segunda-feira (3), em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento, proposto pelo deputado Renato Hinnig (PMDB), reuniu lideranças políticas, acadêmicos e representantes da área da educação.
Agradecendo em nome dos alunos e de todo o corpo técnico e docente presentes, o diretor geral da Esag, professor Arnaldo José de Lima, afirmou que a solenidade não representa uma simples celebração, mas o êxito no compromisso assumido com uma causa e missão, que dão sentido à existência da instituição. Ao chegar a meio século de existência, afirmou Lima, a Esag também reafirma os valores que a distinguem: ética, transparência, qualidade, comprometimento, qualidade, eficiência, objetividade, inovação, trabalho em equipe e sustentabilidade. “A missão da instituição permanece clara e direta: formar cidadãos críticos, criativos e reflexivos usando das melhores práticas de ensino.”
Citando o filósofo Aristóteles, a deputada Ada de Luca (PMDB), que conduziu a sessão, destacou o propósito do Parlamento estadual em realizar a solenidade. “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.”
Gestores públicos e privados
Com 3,5 mil profissionais formados em Administração e inúmeros outros em Economia e cursos de pós-graduação, a missão da Esag, destacou o professor José Carlos Kinchescki, já foi delineada no momento da sua criação, em 16 de outubro de 1964, sob o governo de Celso Ramos. O objetivo era suprir a demanda do estado por gestores qualificados. “O investimento nas pessoas sempre foi prioridade da instituição, cujos ex-alunos hoje podem ser encontrados ocupando posições de lideranças nos setores público e privado.”
Ao longo dos anos, a unidade de ensino, que adotou como lema Escola – Empresa – Comunidade, também se notabilizou por seus projetos em pesquisa e extensão. Dentre eles, o Cálculo do Custo de Vida de Florianópolis, o mais antigo ainda em execução. “Nestes seus 50 anos a instituição primou pelo esforço, criatividade, empreendedorismo, desempenho e amor pelos seus alunos, constituindo uma tradição de excelência na sociedade catarinense.”
O "DNA" da Esag, acrescentou o professor Antenor Manoel Naspolini, sempre esteve baseado em três princípios: “saber dar uma resposta a cada momento vivido, possibilitar a participação de professores e alunos e a permanente busca da qualidade”. Desejando longevidade à escola de Administração, Naspolini entregou ao seu diretor-geral uma muda de baobá proveniente de Angola, árvore conhecida pela sua vida longa.
Para o reitor da Udesc, Antonio Eronaldo de Souza, a Esag distingue-se pelo seu perfil empreendedor e formador de agentes de mudanças. “Que a Esag continue a trilhar esse brilhante caminho, perseguindo a excelência acadêmica e sendo sempre um dos principais catalisadores da transformação da sociedade catarinense.”
Perfil “esagueano”
Falando em nome dos ex-alunos, o empresário Fernando Jacó Anderle Filho, descreveu suas primeiras impressões ao começar a cursar Administração na instituição. Disse que, desde o início, o sentimento era de que havia algo de diferente no curso, que cobrava dos estudantes uma mentalidade e postura já próprias do mundo corporativo. “O aluno começava a se sentir um profissional já nos primeiros dias, o que nem sempre era muito bem compreendido pelos universitários de outras instituições, que nos taxavam de mauricinhos.”
Os aprendizados recebidos são tão fortes, disse, que ainda hoje é capaz de identificar um egresso da Esag pelo modo como este fala e se comporta. “Ter cursado Esag é um cartão de visitas sensacional, que abre portas. O ‘esagueano’ sempre será avaliado de forma diferente, afinal, não foi fácil entrar lá e seu histórico profissional o avaliza no mercado de trabalho.”
Homenageados
Ao final do evento, foram homenageadas entidades e personalidades por suas contribuições no crescimento e fortalecimento do ensino superior no estado.
Mariana Dutra dos Santos, aluna e presidente do Diretório Acadêmico de Administração e Gerência, representando alunos e ex-alunos.
Alcides Abreu, professor e mentor da criação da Esag
Antenor Manoel Naspolini, professor e primeiro diretor-geral eleito da Esag
Arnaldo José de Lima, professor e diretor-geral no ano do jubileu de ouro da Esag
José Luiz Fonseca da Silva Filho, docente mais antigo em atividade no Departamento de Administração e Gerência da Esag
Enio Luiz Spaniol, docente mais antigo em atividade no departamento de Administração Pública da Esag
Arlindo Carvalho Rocha, docente mais antigo em atividade no departamento de Ciências Econômicas da Esag
Nério Amboni, professor e primeiro pesquisador da Esag
José Carlos Kinchescki, professor e técnico universitário, o mais antigo servidor em atividade na Esag
Hercílio Fernandes Neto, técnico universitário, coordenador da ação de extensão com o projeto mais antigo da Esag, denominado Cálculo do Custo de Vida de Florianópolis
Raimundo Zumblick, diretor da Udesc por vários anos
Agência AL