Alesc homenageia entidades dedicadas à erradicação do trabalho infantil
Sessão especial da Assembleia Legislativa homenageou na noite de quarta-feira (12), Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, entidades e pessoas dedicadas à erradicação do trabalho infantil em Santa Catarina. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Julio Garcia (PSD).
Luciane Carminatti (PT) e Doutor Vicente Caropreso (PSDB) destacaram a importância da ação anti-trabalho infantil do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
“Sabemos o quanto é atual e necessário o trabalho que o TRT vem executando, quero enaltecer este grande papel, nós ainda temos em Santa Catarina e no Brasil como um todo um grande índice de estudantes fora da escola, a educação básica não chega para todos com qualidade”, afirmou Carminatti, que associou o trabalho infantil à evasão escolar.
“Eu sei que é uma batalha que não pode parar, a situação é altamente preocupante, usam as crianças para auferirem números, tirando o direito delas de brincar, sonhar e viver em paz com suas famílias”, declarou Caropreso.
O ministro Breno Medeiros, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), falou em nome dos homenageados e concordou com a relevância da escola para a superação do trabalho infantil.
“Criança tem de ser cuidada, tem de ser cuidada por nós, pelos membros da comunidade. O dia mundial contra o trabalho infantil serve para sensibilização daqueles que estão nos seus veículos e encontram uma criança na sinaleira; esta criança vai crescer e quando não tiver mais uma condição para receber esmola, vai ser o quê?”, questionou o ministro.
Segundo Breno Medeiros, no Brasil há cerca de 2,5 milhões de crianças que trabalham. “Isso nos traz vergonha, local de criança é na escola, de preferência na escola integral”, indicou o representante do TST.
A juíza do trabalho Andréa Cristina de Souza Haus, também homenageada, relatou o sucesso da concurso de desenhos “Criança não trabalha: lugar de criança é na escola”, realizado em São José, Joinville, Araquari, Blumenau, Brusque, Criciúma, Lages, Rio do Sul, Videira, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste.
“A ideia foi propagar o conhecimento do trabalho precoce com campanhas de esclarecimento e trabalhos educativos. O mais importante (do concurso) foi a divulgação do conhecimento e o compartilhamento das experiências”, avaliou Andréa Haus.
A sessão especial foi presidida pelo 2º vice-presidente da Assembleia, Rodrigo Minotto (PDT), e prestigiada pelos deputados Sergio Mota (PRB), Marlene Fengler (PSD) e Jerry Comper (MDB), bem como o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, além de representantes do Judiciário e de conselhos dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Os desenhos premiados no Concurso “Criança não trabalha” estão expostos no Hall da Assembleia Legislativa. Confira aqui mais fotos da sessão.
Entidades homenageadas
- Tribunal Superior do Trabalho, representado pelo ministro Breno Medeiros
- Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, representado pela desembargadora Maria de Lourdes Leiria
- Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 12ª Região, representado pela desembargadora Teresa Regina Cotoski e pela juíza do trabalho Patrícia Pereira de Sant’Anna
- Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho de Santa Catarina (Feti) e Fórum Catarinense de Aprendizagem Profissional (Focap), representado pelo procurador do trabalho Marcelo Goss Neves
- Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), representado pela desembargadora Rosane Portella Wolff
- Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/SC), representado pelo coordenador Zeno Augusto Tressoldi
- Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), representada pelo presidente Mário Cezar de Aguiar
- Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), representada pela senhora Regina Schlickmann Luciano
Pessoas homenageadas
- Ministro Breno Medeiros
- Desembargadora Maria de Lourdes Leiria
- Desembargadora Rosane Portella Wolff
- Juíza do Trabalho Adrea Cristina de Souza Haus
- Procurador do Trabalho Marcelo Goss Neves
- Auditor Fiscal do Trabalho Alberto de Souza
- Reverendo David Bruno Goedert
- Estudante do IFSC Nelson Matheus Hubner Frederico
- Vencedores do Concurso de Desenho “Criança não trabalha”, do município de São José
- Ana Luiza Pauli, do Centro Educacional José Nitro
- Nathali de Jesus, da Escola Básica Vereadora Albertina Krummel Maciel
- João Lucas Gomes de Souza, do Centro Educacional São Luiz
- Vencedores do Concurso de Desenho “Criança não trabalha”, do município de Videira
- Ana Clara Lucas, da EBM Criança do Futuro
- Eliezer Farias Vieira, da EBM Gabriel Bogoni
- Sandra Mara Padinha, da EBM Joaquim Amarante
Agência AL