Assembleia homenageia Centro de Integração Empresa-Escola pelos 30 anos de fundação
Com 300 mil jovens atendidos durante três décadas de existência, a trajetória do Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE-SC) foi celebrada na noite de terça-feira (10) com sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa. A solenidade, proposta pela Mesa Diretora, foi realizada no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, e reuniu lideranças políticas, empresariais e profissionais da imprensa.
Presente em 20 municípios, o CIEE catarinense surgiu da necessidade de aproximação entre empresas e escolas visando o desenvolvimento técnico de profissionais, afirmou o presidente, Mércio Felsky. O início da entidade, de caráter filantrópico, foi em São Paulo, no ano de 1964, de onde se expandiu para outros estados. Mantido por meio de contribuições e convênios com empresas privadas, atualmente o centro disponibiliza treinamentos, programas de estágio e cursos de aprendizado a aproximadamente 13 mil jovens em todo o estado. “O CIEE surgiu da crença nas futuras gerações de profissionais de oportunizar aos jovens, sobretudo os mais carentes, a profissionalização digna e o ingresso no competitivo mercado de trabalho pela porta da frente, pela porta da cidadania, fazendo da instituição a maior de apoio profissional de Santa Catarina”, afirmou.
Com o passar dos anos, acrescentou Felsky, foram criados também departamentos de serviço social, cursos de curta duração e o Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), no qual já foram certificados mais de 35 mil jovens. “Comemoramos 300 mil alunos formados nesses 30 anos, mas cerca de 15% dos jovens brasileiros, segundo o IBGE, aguardam uma oportunidade de emprego. Então, temos muito a fazer e oportunidades a oferecer.”
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), que conduziu a sessão, destacou a parceria existente entre o Parlamento estadual e o CIEE no programa Alesc Inclusiva, que disponibiliza 20 vagas de estágios para estudantes com deficiência. “O CIEE faz a seleção dos estagiários sem cartão político, mas sim de forma criteriosa, honesta e justa. Esta experiência só é sucesso porque tem a digital, o crivo e a participação desta entidade, da qual temos muito orgulho.”
Durante o pronunciamento, Ponticelli defendeu que o Conselho Estadual de Assistência Social pronuncie-se a favor da manutenção da declaração de utilidade pública concedida pela Assembleia ao CIEE. “Será preciso apresentar mais alguma prova do serviço que presta, da filantropia, do voluntariado, do exemplo de ação no terceiro setor? Espero que o bom senso prevaleça na próxima reunião do conselho e que o CIEE possa continuar cumprindo seu papel, como o faz brilhantemente.”
Falando em nome dos homenageados, o professor Expedito Michels, presidente da Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior de Santa Catarina (Ampesc), também manifestou apoio à entidade. “Todos estamos comprometidos em apoiar o CIEE, que em seus 30 anos tem feito muitas famílias felizes e voltadas a um Brasil melhor.”
Porta que se abre
Durante a sessão também foram apresentados diversos depoimentos de pessoas que frequentaram os cursos de formação e estágios mantidos pelo CIEE e hoje desempenham funções profissionais nos mais diversos setores da sociedade.
Foi o caso do deputado Jean Kuhlmann (PSD), que destacou a passagem pela entidade no ano de 1989. “O CIEE foi parceiro na minha vida, pois tive a oportunidade de aprender e trabalhar ao mesmo tempo.” Para o parlamentar, o serviço é uma porta aberta ao jovem, que aprende a valorizar o estudo e o trabalho. “Quando se dá uma oportunidade ao jovem, está se dando uma oportunidade a cada um que merece uma chance.” Já Lisiane Nahas, atual secretária parlamentar, afirmou que o estágio foi uma forma de aprimorar os conhecimentos em Administração. “Tive a oportunidade de aprender o que estava estudando. Foi muito importante para mim.”
Também participaram da sessão o deputado licenciado e secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Jorge Teixeira; a secretária de Estado adjunta da Educação, Elza Maria Moretto; o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps (PP); o vereador da Câmara Municipal de Florianópolis, Dalmo Meneses (PP); a representante do Ministério Relações exteriores em Santa Catarina, Ana Maria Sampaio Fernandes; o reitor da Univali e presidente da Acafe, Mário César dos Santos; o presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, e o bispo da Diocese de Blumenau, Dom José Negri.
Demais homenageados
Durante a sessão foram homenageadas as entidades e personalidades que se destacaram pelo apoio prestado ao CIEE ao longo da sua história.
- Associação Catarinense de Imprensa, representado pelo seu presidente, Ademir Arnon;
- Associação Catarinense das Fundações Educacionais, representado pelo seu presidente Aristides Cimadon;
- Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior de Santa Catarina, representado pelo seu presidente, Expedito Michels;
- Secretaria de Estado da Educação, representada pela secretária adjunta da pasta, Elza Maria Moretto;
- União Catarinense dos Estudantes, representado pelo seu presidente, Yuri Becker;
- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, representado pelo seu presidente, Bruno Breithaupt;
- Federação Catarinense de Municípios, representado pelo seu vice-presidente, José Castelo Deschamps;
- Universidade Federal de Santa Catarina, representada pela reitora, Roselane Neckel;
- Caixa Econômica Federal, representada pelo seu superintendente, Roberto Carlos Ceratto;
- Adriana Krauss, jornalista;
- Angela Regina Heizen Amin Helou, ex-prefeita de Florianópolis e ex-deputada federal;
- Cláudio Monteiro, delegado da Polícia Civil;
- Edson Amaral (Ed Soul), jornalista;
- Fabian Londero, jornalista;
- Flávio "Teco" Padaratz, surfista e empresário;
- Hélio Cesar Gama do Nascimento, conselheiro do CIEE;
- Ildo Raimundo da Rosa, delegado da Polícia Federal;
- José Henrique Nunes Pires (Zeca Pires), cineasta;
- José Mauro da Costa, coronel do Corpo de Bombeiros Militar;
- Laine Valgas, jornalista;
- Maria Odete Olsen, jornalista;
- Mario Motta, jornalista;
- Sonia Campos, jornalista.
Agência AL