Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/09/2013 - 13h39min

Assembleia homenageia 30 anos de fundação do Jornal da Manhã

Imprimir Enviar
Sessão Solene em homenagem ao Jornal da Manhã pela passagem dos seus 30 anos de fundação. Foto: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Sessão solene da Assembleia Legislativa homenageou a passagem dos 30 anos de fundação do Jornal da Manhã, diário que se destaca na construção da história de Criciúma e região, informando e mobilizando a sociedade do Sul barriga verde. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (23), no Clube Oásis, em Criciúma, e reuniu cerca de 300 pessoas entre funcionários e colaboradores do JM, políticos, empresários e lideranças comunitárias da região carbonífera.

Zuleide Hermann, que juntamente com seu marido João Pedro, fundou o JM em 1983, agradeceu o gesto da representação política do Sul do estado. “Estou emocionada e nervosa. Não é sempre que a gente recebe homenagem tão carinhosa. Muito obrigado a todos pelos 30 anos de Jornal da Manhã”,  declarou.

O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, lembrou que o JM está presente no café da manhã dos criciumenses. “Todos nós já fomos influenciados pelo JM e assim como nosso município mudou muito nesses 30 anos, o jornal também se adaptou a um novo jeito de se comunicar, usando as novas tecnologias. Tenho certeza de que essa equipe que hoje aí está continuará esse legado”, concluiu Búrigo.

Para o presidente do legislativo municipal criciumense, Itamar da Silva (PSDB), o exercício do jornalismo tem seus riscos, mas é fundamental para levar a informação à comunidade, assim como para mobilizá-la e conduzi-la à reflexão. “Não posso deixar de me emocionar, são 30 anos”, afirmou Itamar.

Augusto César Cancelier, diretor do JM, lembrou que o jornal “sempre teve uma equipe de profissionais gabaritados, que imprimem a notícia com imparcialidade, para que o leitor não fique com dúvida acerca do que aconteceu ou do que vai acontecer”. Segundo Cancelier, apesar das páginas do JM trazerem notícias sobre o estado, o Brasil e o mundo, “nunca deixamos mirar nossa região com o olhar jornalístico, analisando os principais acontecimentos da política, economia, esporte e polícia com clareza e absoluta fidelidade aos fatos”.

O diretor ainda argumentou que o JM ousou ir além do papel informativo, levantando as bandeiras do desenvolvimento econômico, como a duplicação da BR-101, a construção do anel viário de Criciúma e outros assuntos que envolvam o progresso da região. “O JM é um veterano, mas tem a energia de um jovem”, comparou.

Joares Carlos Ponticelli (PP), presidente da Assembleia, falou em nome dos deputados do Sul. “Nós compreendemos as queixas que o JM e tantos outros setores da imprensa fazem sobre a ação política dos representantes do Sul. Se agíssemos em conjunto há mais tempo, nossa realidade seria outra”, ponderou, acrescentando que o JM vai continuar fazendo a sua parte, “criticando, cobrando e informando”.

Homenagens
Na oportunidade, o Poder Legislativo homenageou o diretor do Jornal da Manhã, Augusto César Cancelier, a colunista Beverly Godoy Costa, o colaborador José Manoel Pacheco Jr, os fundadores João Pedro e Zuleide Hermann, bem como José Carlos Librelato, Vanderlei Alexandre, presidente da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Forquilhinha, além de Ronaldo Carlessi, presidente da Amesc.

Também foram homenageados Olavir Bez Fontana, presidente da Associação Comercial e Industrial de Criciúma (ACIC); Zalmir Casagrande, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Jairton Manique Barreto, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro); e Tito Lívio Góes, do Bairro da Juventude.

Prestigiaram a solenidade a secretária de Justiça e Cidadania, deputada Ada Lili Faraco de Luca, e os deputados federais Ronaldo Benedet (PMDB) e Jorge Boeira (sem partido), além de representantes da Unesc, do Exército, da Polícia Civil, Sicred-Sul, Senai de Criciúma, os prefeitos, vices e vereadores de Criciúma, Balneário Rincão, Sombrio, Içara, Siderópolis, Cocal do Sul, Forquilhinha e Urussanga.

Proposição conjunta
A sessão foi proposta pelos deputados Altair Guidi (PPS), Dóia Guglielmi (PSDB), Valmir Comin (PP), José Nei Ascari (PSD), Manoel Mota (PMDB), José Milton Scheffer (PP) e Joares Ponticelli.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar