Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/06/2013 - 17h25min

Assembleia e PM firmam acordo técnico para combater o uso de drogas

Imprimir Enviar
Assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre PROERD e ALESC/Escola do Legislativo. Foto: Solon Soares

Uma das bandeiras lançadas pelo Parlamento catarinense em 2013 é o combate à violência e a ao uso de drogas. Para fortalecer esta iniciativa, foi firmado na tarde desta terça-feira (4) um acordo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, e a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina. O objetivo do compromisso é a realização de atividades na área de prevenção às drogas e à violência por meio do Proerd (Programa Nacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Segundo o presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), o Proerd é o melhor programa já concebido no estado de combate aos entorpecentes, já que em 15 anos de existência já atingiu mais de um milhão de crianças e jovens. A parceria com a PM já vinha sendo construída desde 2012 e foi comemorada pelo parlamentar. “Na prática, vamos oferecer recursos para as atividades e trocar experiências com os profissionais responsáveis pelo Proerd”, destacou.

Para o comandante geral da PM de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro, o trabalho conjunto com o Parlamento vai ao encontro dos anseios da sociedade, que espera de seus representantes o empenho para o crescimento e o desenvolvimento do estado, onde devem prevalecer os valores e a paz social.

“Estamos vivendo uma crise de valores que tem como consequência os conflitos e os crimes”, resumiu o coronel, afirmando que o Proerd busca conscientizar as crianças e os jovens sobre os malefícios do uso de drogas e da violência como solução para os problemas. “Um policial fardado entra nas escolas e os estudantes aprendem a conviver com este agente que contribui para a segurança de todos. Ensinamos nossas crianças a dizer não”, acrescentou.

Combate às drogas na agenda do Parlamento
O deputado Gelson Merísio (PSD), presidente da Escola do Legislativo, também destacou a importância do Proerd na formação dos pequenos catarinenses. O parlamentar se disse satisfeito com a evolução do acordo com a PM. “Vamos usar toda a estrutura para contribuir neste trabalho de excelência realizado pela PM”, frisou. O Proerd foi implantado em Santa Catarina em 1998. Os policiais professores atuam com os estudantes em 10 encontros, aplicando lições de combate às drogas, álcool, tabaco e violência em geral.

Outra iniciativa da Assembleia neste ano foi a instalação da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas. Presente na solenidade, realizada na Sala de Imprensa da Casa, o presidente do colegiado, deputado Ismael dos Santos (PSD), destacou a importância da união de esforços para o combate à violência no estado. Ele lembrou aos presentes os índices da Secretaria de Segurança Pública em Santa Catarina, referentes a 2012.

“Foram 1.224 mortes trágicas de jovens no estado. Destas 687 foram no trânsito, 423 homicídios e 114 suicídios. E sabemos o papel determinante das drogas nestes dados. Por isso, queremos de fato uma Santa Catarina livre das drogas”, clamou o deputado. Prestigiaram a solenidade os deputados José Milton Scheffer (PP) e Ana Paula Lima (PT), além de servidores da Escola do Legislativo e da PM.

Voltar