Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/08/2015 - 23h32min

Assembleia e Câmara de Joinville prestam homenagem a Luiz Henrique

Imprimir Enviar
Sessão solene foi realizada no Teatro Juarez Machado, em Joinville. FOTOS: Solon Soares/Agência AL

O senador Luiz Henrique da Silveira, morto em maio passado aos 75 anos, recebeu, na tarde desta segunda-feira (24), mais uma homenagem póstuma. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a Câmara de Vereadores de Joinville promoveram em conjunto uma sessão solene em homenagem ao maior nome da política catarinense.

Familiares, amigos, admiradores, autoridades e alunos da Escola Bolshoi participaram da solenidade, realizada no Teatro Juarez Machado, em Joinville. A cerimônia foi marcada por vários momentos de emoção. A exibição de um vídeo sobre a trajetória de Luiz Henrique levou às lágrimas a esposa do homenageado, Ivete Appel da Silveira. Ela também se emocionou no momento em que recebeu a placa em homenagem ao esposo, sob os aplausos de pé do público que lotou as dependências do teatro. A apresentação da Escola Bolshoi Brasil encerrou as homenagens, também de forma emocionante.

A consagrada escola de balé, que sempre teve no senador o maior incentivador, foi agraciada, durante a solenidade, com a promulgação pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), da Emenda Constitucional que inclui o Bolshoi Brasil na concessão de apoio administrativo, técnico e financeiro por parte do estado. A proposta foi aprovada por unanimidade na semana passada pelos deputados.

Para o deputado Darci de Matos (PSD), que é de Joinville, a promulgação da emenda é uma homenagem ao senador. "Essa PEC foi uma ideia dos deputados de Joinville para garantir recursos para a Escola Bolshoi, que é um ícone cultural e turístico de Santa Catarina e do Brasil e que era o xodó do saudoso senador Luiz Henrique", lembrou.

Legado
O presidente da Assembleia Legislativa destacou que a sessão solene é o "reconhecimento a um líder comunitário, a um líder político, a um líder da sociedade catarinense, que serve de incentivo a todos aqueles jovens que estão iniciando na vida política e que têm como espelho a trajetória de mais de 40 anos do senador". Merisio também destacou que Luiz Henrique ajudou a transformar Santa Catarina em um dos estados com os melhores índices de desenvolvimento do país.

O vereador Rodrigo Fachini (PMDB), presidente do Legislativo joinvilense, ressaltou que o senador cumpriu, durante a vida pública, o papel de fazer da política um instrumento de transformação da sociedade. "Não há uma única grande obra em Joinville e em Santa Catarina que não tenha as digitais de Luiz Henrique da Silveira", disse.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira não economizou adjetivos para qualificar aquele que considera a maior figura política da história de Santa Catarina. Para ele, Luiz Henrique tinha como característica a capacidade de reconciliação. "Foi um grande professor e serve de modelo para a atual e as futuras gerações de políticos", considerou.

Família
Coube a Alexandre Fernandes, considerado herdeiro político do senador, falar em nome da família do homenageado durante a solenidade. Ele comentou sobre a saudade e o imenso vazio deixado pela morte de Luiz Henrique e destacou a importância da homenagem. "Mesmo com a tristeza provocada pela saudade, este ato da Assembleia e da Câmara nos permite um momento de alegria", comentou.

O empresário Cláudio Appel da Silveira, filho de Luiz Henrique, afirmou que a família ficou contente com mais uma homenagem. "As pessoas conhecem o político Luiz Henrique, mas não sabem como ele era como pai, avó, esposo. Sempre esteve presente em nossas vidas, era enlouquecido pelos netos. Foi sempre nosso exemplo de vida, pela ética, honestidade, honradez. Nos ensinou a ter palavra e a cumpri-la."

Selo personalizado
Ainda durante a sessão solene, a família do senador recebeu mais uma homenagem. Os Correios lançaram o selo personalizado e o carimbo comemorativo com as imagens de Luiz Henrique da Silveira. "O selo e o carimbo são a mais alta honraria que os Correios concedem. Eles imortalizam a pessoa e ficam registrados na história", comentou o diretor regional dos Correios em Santa Catarina, Paulo Oliveira de Andrade.

O selo e o carimbo estarão à disposição na agência central dos Correios em Joinville até o dia 25 de setembro. Posteriormente, o carimbo será encaminhado para o Museu Postal em Brasília.

Participaram da solenidade os vereadores de Joinville, o senador Dário Berger (PMDB), o deputado federal Mauro Mariani (PMDB), os deputados estaduais Dalmo Claro (PMDB), Patrício Destro (PSB), Dirce Heiderscheidt (PMDB) e Valdir Cobalchini (PMDB); o prefeito de Joinville, Udo Döhler; a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca; o ex-senador e ex-governador Casildo Maldaner, entre outras autoridades.

Frases:

Essa homenagem ao nosso líder maior chega numa boa oportunidade. Ainda temos muito recente a sua ausência, que nos traz uma falta irreparável.
Udo Döhler, prefeito de Joinville

Homenagem muito justa e merecida, como tantas outras que ele tem recebido, por conta do importante legado político que o senador deixa, e principalmente pelas obras físicas e imateriais que são decorrente da visão que ele tinha para identificar aquilo que era mais importante para a cidade e o estado.
Dalmo Claro, deputado estadual

Uma das figuras mais importantes da República e sem dúvida a maior liderança política de Santa Catarina. Um homem com cultura, com integridade, com inteligência, com uma capacidade de articulação muito grande que fez muito por sua terra.
Valdir Cobalchini, deputado estadual

Grande homem, grande líder, muito esforço, trabalho e determinação por Joinville e por Santa Catarina.
Patrício Destro, deputado estadual

Homenagem mais do que justa. Pra mim, Luiz Henrique foi mais do que um ícone da política. Com certeza, ele está lá de cima vendo essa bela e justa homenagem.
Dirce Heiderscheidt, deputada estadual

Deve se destacar a atuação do ser humano Luiz Henrique, que sempre estava à disposição da comunidade. Podem até não concordar com a atuação política dele, mas até os adversários são obrigados a reconhecer que ninguém se dedicou tanto à Santa Catarina como Luiz Henrique. Foi um grande incentivador do desenvolvimento do estado e isso ninguém pode tirar dele.
Mauro Mariani, deputado federal

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar