Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/02/2015 - 21h18min

Assembleia e Câmara de Criciúma firmam parceria para criar a TV Cidadã

Imprimir Enviar
Gelson Merisio assina o convênio com a Câmara de Criciúma, ao lado do vereador Ricardo Fabris. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A Câmara Municipal de Criciúma e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina assinaram, na tarde desta segunda-feira (9), o termo de parceria que possibilitará ao Legislativo criciumense implantar sua emissora de TV, a TV Cidadã. A assinatura ocorreu em Criciúma, no Sul do estado, na presença de várias autoridades locais e regionais, de deputados estaduais e do presidente do Parlamento catarinense, deputado Gelson Merisio (PSD).

Pela acordo, a TVAL, a emissora de TV da Assembleia, vai compartilhar seu sinal em Criciúma com a TV Cidadã. Inicialmente, segundo o presidente da Câmara, vereador Ricardo Fabris (PDT), a emissora vai transmitir as sessões do Legislativo municipal pelo canal 16 da TV a cabo, além de produzir reportagens e entrevistas. “Estamos montando um estúdio para produzir entrevistas com os vereadores e personalidades. Acreditamos que em 30 dias, a TV Cidadã estará no ar”, afirmou.

A Câmara vai investir entre R$ 6 mil e R$ 7 mil ao ano em uma linha de transmissão por fibra ótica que vai levar o sinal da TV da sede da Câmara à sede da operadora de TV a cabo, de onde será retransmitido para os 15 mil assinantes do serviço em Criciúma. “Esse investimento é pequeno diante da importância que a TV vai ter para a Câmara e para a população”, acredita Fabris.

O presidente do Parlamento catarinense afirmou que a TV Cidadã de Criciúma vai aproximar o cidadão da Câmara e da Assembleia. “Vai aproximar o debate político das pessoas, envolver a sociedade, e com isso nós melhoramos o resultado do trabalho do parlamentar. O debate fica enriquecido e com resultados positivos para a população”, disse Gelson Merisio.

Atualmente, a TVAL mantém parcerias de compartilhamento de sinal com sete câmaras municipais do estado, entre elas Florianópolis e Blumenau.

Repercussão
Os deputados Rodrigo Minotto (PDT) e Claiton Salvaro (PSB) acompanharam a assinatura do convênio. Para Minotto, a TV Cidadã dará mais transparência aos atos dos vereadores, o que é “fundamental para que as pessoas possam ver e fiscalizar o trabalho do parlamentar”. “Quanto mais informação a gente oferecer para a comunidade, mais transparente fica o trabalho do parlamentar. Isso só fortalece o trabalho dos vereadores”, completou Claiton Salvaro.

Vereadores de Criciúma e de várias cidades da região também participaram do evento, realizado do plenário da Câmara Municipal. Em nome dos parlamentares, o vice-presidente do Legislativo criciumense, Julio Cezar Colombo (PP), lembrou que a TV Cidadã possibilitará aos munícipes que não podem acompanhar pessoalmente as sessões participarem da discussão dos projetos e dos assuntos que interessam à cidade. “Estamos atendendo ao princípio da transparência do poder público. O cidadão poderá analisar os projetos e participar da discussão, o que é bom para a sociedade”, resumiu.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), foi outra autoridade presente à assinatura do convênio. “A TV Cidadã vai integrar a cidade de Criciúma com o seu Parlamento e com o Parlamento dos catarinenses”, afirmou.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar