Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/11/2021 - 23h23min

Assembleia destaca os 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular

Imprimir Enviar
Homenagem reuniu autoridades e lideranças religiosas, na noite desta segunda-feira (22)
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Assembleia Legislativa promoveu na noite desta segunda-feira (22) uma sessão especial em homenagem aos 70 anos de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) no Brasil. O evento foi uma iniciativa do deputado Jair Miotto (PSC) e aconteceu no Plenário Deputado Osni Régis.

Além de lideranças religiosas e dos 61 homenageados, a solenidade teve a participação de autoridades, entre elas o senador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM). A sessão foi presidida pelo presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal (MDB).

De acordo com Jair Miotto, a igreja tem o poder e a missão de resgatar pessoas que vivem à margem da sociedade e chega até aonde os governos não chegam. “Nós queremos hoje renovar o compromisso de fazer muito mais para a sociedade. A igreja tem sido relevante e foi muito mais decisiva durante essa pandemia. Viva os 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular.”

O parlamentar ressalta que além do trabalho espiritual, a igreja trabalha no apoio de dependentes químicos e gratuitamente apoia pessoas que necessitam de atendimento de saúde, de esclarecimentos jurídicos, entre outros. “Por isso é preciso valorizar e reconhecer o empenho da IEQ", destaca o deputado, que também é 2º vice-presidente do Conselho Estadual de Diretores (CED) da IEQ e pastor Quadrangular.

Pronunciamentos
O missionário e ex-deputado estadual por seis mandatos, Narcizo Parisotto, falou em nome dos homenageados. Ele cumprimentou as autoridades e todas as lideranças religiosas, pedindo bênçãos a todos. Parisotto afirmou que a igreja estaria unida e não teria divergências. “É uma alegria receber essas lideranças de todo o estado”.

De acordo com o prefeito de Florianópolis, a igreja desenvolve serviços assistenciais e ajuda a diminuir diferenças sociais. “Tenho muito carinho para com essa igreja e tive a oportunidade de abrir as portas para as igrejas evangélicas. Nesses 70 anos da igreja nós precisamos agradecer pelo trabalho desenvolvido”, destacou Loureiro.

Conforme o senador Jorginho Mello, a pandemia trouxe grandes dificuldades e a igreja foi o amparo, o conforto, a mão amiga para muitas pessoas nesse momento tão difícil. “São 70 anos de trabalho para recuperar vidas e considero que as igrejas são hospitais da alma.”

O subchefe da Casa Civil do Estado, Juliano Batalha Chiodelli, representou o governador Carlos Moisés. Ele justificou a ausência de Moisés e agradeceu a igreja pelo excelente trabalho desenvolvido junto à população. Igualmente destacou a importância das vacinas. “As vacinas estão proporcionando novamente os encontros e com isso as igrejas também se fortalecem.”

Segundo o pastor e secretário geral de administração e finanças da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, Davi Rodrigues da Silva, na pandemia, todos passaram por grandes desafios. Ele agradeceu o carinho e a recepção obtida em Santa Catarina. Ele dirigiu-se aos pastores dizendo que todos fazem parte da missão evangelizadora. “Um dia Deus nos chamou para sermos servos da missão. Um dia nós fomos chamados. Um dia nós fomos escolhidos.”

O pastor e secretário de educação e cultura da Igreja do Evangelho Quadrangular, Erivelton Alisson Tavares, desejou bênçãos de Deus para o missionário Narcizo Parisotto e parabenizou a igreja pela organização. “Parabéns pela igreja em Santa Catarina e no país. Que a igreja e o missionário Parisotto continuem sendo abençoados na missão de evangelização.”

Igreja Quadrangular no Brasil
No Brasil, a Quadrangular foi fundada na cidade de São João da Boa Vista, no estado de São Paulo, em 15 de novembro de 1951, pelo missionário integrante da Foursquare Gospel Church, Harold Edwin Williams, natural de Los Angeles, EUA, e por sua esposa, Mary Williams. Tiveram o auxílio de Jesus Hermírio Vasquez Ramos, natural do Peru.

Atualmente, a Quadrangular possui mais de 15 mil igrejas, 40 mil pastores e mais de três milhões de membros. É considerada uma das maiores denominações do Brasil e do mundo, estando presente em mais de 140 países. No Brasil, a IEQ é dirigida por um Conselho Nacional de Diretores (CND), presidido pelo pastor Mário de Oliveira.

Quadrangular em Santa Catarina
No estado, como forma de reconhecimento e valorização da IEQ, também é celebrado o Dia Estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular, no dia 15 de novembro. A data passou a integrar o calendário de festividades de Santa Catarina, através da Lei 17.815, de 4 de dezembro de 2019, de autoria do deputado Jair Miotto.

Em Santa Catarina, a igreja conta com mais de três mil pastores, entre titulares e auxiliares. São mais de 700 igrejas em quase todos os municípios do estado. O deputado lembra que no estado grande parte do crescimento e fortalecimento da Quadrangular passou e ainda passa pelas mãos do casal de pastores Noely e Narcizo Parisotto que estão na liderança da IEQ catarinense desde 1980. Desde o ano 2000, a igreja é dirigida pelo CED, cujo presidente é o pastor Parisotto que por seis mandatos atuou como deputado estadual em Santa Catarina.

Homenageados
Davi Rodrigues da Silva
Narcizo Parisotto
Noely Ruas Parisotto
Balduíno R. Ferrreira
Getúlio Gromovski
Cecílio Mota de Faria Neto
Erivelto Alison Tavares
Jefferson Alves de Campos
Davi Rodrigues da Silva
Mário de Oliveira
Bianca de Oliveira
Vilson Farias
Patrícia Sabadini Miotto
Natércio Tomaz de Souza
Mari Neuza Damasceno Motta
Ivan Tobis
Marcos Remi Giusti
Zeli Clodi Rodrigues da Silva
Leodoro Fernandes da Silva
Zaqueu Torquato
Vagner P. Pereira
Leonardo Alvez de Oliveira
Julien Roberto Telles
Leoreni de F. O. Rezende
Marco Aurélio da Silva
Climar Dias de Oliveira
Sidney Pedro de Souza
Jair Augusto Alexandre
Glaci Apolinário Fabris
Ivo Crecêncio de Borba
Marcelo Césio Soares
Reginaldo da Silva
Vilson dos Anjos
Joel Ferreira da Silva
Leandro Lorenzentti
Ademir Ribeiro
Luiz Odenir Hubert
Ademar Clementino de Gois
Olci Antônio Leonardo
Nelson Carpe da Silveira
Jair Carlos dos Santos
Amarildo Junior Rufato
Ivanor Geraldo Henrique
Aloiri Stadler
Graça Regina Silveira
Valdir Zortéa
Claudete de Lazzari
João Luiz Motta
Ricardo Bonfantti
Tiago da Luz
Ivonei Fries
Muriel Fabre Nunes
Jair Alexandre Junior
Eliz Cardoso Amorim
Mariela Fabris Moraes
Paulo Ricardo Rosa
Wagner Rodrigues
Getúlio Gromovski
Douglas R. Minuzzo
Erick Lins
Elizandro Arno
Sandra Henrique
Everton Luiz de Matos Ribeiro

Voltar