Assembleia cria comissão para celebrar os 100 anos de Jorge Lacerda
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina deu início nesta terça-feira (22) aos preparativos para a celebração do centenário de nascimento do ex-governador Jorge Lacerda, morto em 1958. O presidente do Parlamento catarinense, deputado Joares Ponticelli (PP), assinou o ato que cria a comissão responsável pelas comemorações, que terão seu auge com uma sessão especial no dia 20 de outubro de 2014, dia em que Lacerda completaria 100 anos de idade.
Nascido em Paranaguá, no Paraná, em 20 de outubro de 1914, o médico, jornalista e advogado Jorge Lacerda foi deputado federal entre 1950 e 1955 e governou Santa Catarina de janeiro de 1956 até 16 de junho de 1958, quando faleceu, aos 43 anos, em um desastre aéreo nas proximidades de Curitiba. No mesmo acidente, morreram o ex-presidente da República e ex-senador catarinense Nereu Ramos e o então deputado federal catarinense Leoberto Leal.
A iniciativa da homenagem aos 100 anos do ex-governador partiu do jornalista e escritor Moacir Pereira e do deputado Edison Andrino (PMDB). Segundo o parlamentar, a comemoração será importante para resgatar o legado de uma figura importante da história catarinense. “O centenário de nascimento de Jorge Lacerda é um fato importante. Como político e intelectual, ele fez história em Santa Catarina e no Brasil. Precisamos divulgar essa história para as futuras gerações”, disse Andrino.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Lacerda marcou época, pois, apesar de ter permanecido apenas por dois anos e meio à frente do governo estadual, deixou obras fundamentais para Santa Catarina. “Precisamos manter viva a memória, resgatar e preservar a história de Jorge Lacerda, que foi um político diferenciado. Certamente, pelo seu brilhantismo, teria alcançado posições mais elevadas na política nacional”, disse Ponticelli.
Roberto Lacerda Westrupp, neto do homenageado, considera que o principal legado do avô foi a preocupação com o social. “Além dos projetos na área da educação, meu avô se reunia todas as quintas-feiras com as pessoas mais simples para ouvir as necessidades do povo mais humilde”, afirmou.
Conforme o site da Secretaria Executiva da Casa Militar, Jorge Lacerda foi o responsável pela construção da primeira rodovia asfaltada feita com recursos estaduais ligando Itajaí a Blumenau, além da constituição da Sociedade Termo-Elétrica de Capivari, que posteriormente seria incorporada à Eletrosul.
O ex-governador Jorge Lacerda
Integrantes da Comissão Especial Mista do Centenário de Nascimento de Jorge Lacerda
- Rosana Brasca Cajuella
- Ilka Maria Fretta
- Elisabete Silveira Brandalise
- Suelen Claudete Costa
- Tayana Cardoso de Oliveira
- Murillo Cesar Valente
- Moacir Cardoso Pereira
- Augusto César Zeferino
- Roberto Lacerda Westrupp
- Ademir Arnon
- Oséas Mafra Filho
- Péricles Prade
Agência AL