Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/06/2014 - 18h50min

Assembleia concede título de Cidadão Catarinense ao professor Caspar Stemmer

Imprimir Enviar
Caspar Erich Stemmer foi reitor da UFSC. FOTO: UFSC

A Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (25), às 19h,  sessão Solene de concessão de Título de Cidadão Catarinense ao Professor Caspar Erich Stemmer (in memorian), que foi reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 1976 a 1980.

“Como reitor, administrou a instituição de forma marcante. O Polo Tecnológico da Grande Florianópolis, hoje uma referência nacional, tem sua origem e base de conhecimento calcado na área tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, onde o professor Caspar Erich Stemmer teve destacada atuação”, afirmou o deputado Joares Ponticelli (PP), autor do projeto de lei que concedeu o título.

O professor Caspar Erich Stemmer iniciou sua carreira acadêmica na UFRGS, ministrando a disciplina “Construção de Máquinas” no curso de Engenharia Mecânica. A partir de 1964, passou a vir a Florianópolis, na qualidade de professor regente, responsável pela implantação da disciplina de Vibrações Mecânicas na UFSC

Como professor efetivo, introduziu uma série de medidas que viriam a ser adotadas como regras em muitas outras universidades, tais como: estágios obrigatórios curriculares para todos os alunos; estabelecimento de parcerias com empresas; convênios internacionais que possibilitaram a capacitação de laboratórios e bibliotecas. Em pouco tempo, Stemmer tornou-se Diretor da Escola de Engenharia Industrial da UFSC.

Em 2009, o professor Stemmer recebeu a condecoração Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em reconhecimento a sua brilhante e bem-sucedida trajetória profissional. No mesmo ano, a Fapesc, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, homenageou-o, criando o “Prêmio Prof. Caspar Erich Stemmer de Inovação Catarinense”.

 


Júlio Cancellier (48) 9901-0488

Voltar