Ex-jogadores de futebol passarão a ter acesso gratuito aos campos
Os deputados aprovaram na sessão da tarde de terça-feira (19) o Projeto de Lei nº 220/2017, de autoria do deputado Cleiton Salvaro (PSB), que dispõe sobre o acesso gratuito de ex-atleta de futebol aos estádios no âmbito do estado de Santa Catarina.
Segundo o artigo 1º do referido projeto, o ex-atleta profissional que jogou por cinco anos, consecutivos ou não, na primeira divisão do futebol catarinense, terá direito a ingresso e assento gratuitos nos estádios de futebol nos dias de jogos.
Caberá à Associação de Garantia ao Atleta Profissional de Santa Catarina (Agap-SC) expedir a carteirinha. O projeto ainda será votado em segundo turno e, se aprovado, será enviado ao chefe do Poder Executivo para sanção, veto parcial, total ou silêncio.
Sistema S
Doutor Vicente Caropreso (PSDB) elogiou as ações do Sistema S (Sesi e Senai), bem como a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
“O Senai é uma das maiores redes educacionais do mundo, merece todo nosso reconhecimento, enquanto o Sesi planeja e executa medidas que repercutem no bem estar dos trabalhadores”, afirmou Caropreso.
O representante de Jaraguá do Sul também destacou os programas Novos Caminhos e Fundosocial, ambos da Fiesc.
“O programa Novos Caminhos trabalha com adolescentes em situação de acolhimento com capacitação profissional, isso é dar esperança a quem está sem perspectivas”, avaliou Caropreso, acrescentando que no caso do Fundosocial, apenas 30% dos R$ 200 milhões permitidos pela lei são direcionados a projetos dentro do estado.
Observador no México
Kennedy Nunes (PSD) informou aos colegas que atuará como observador internacional na eleição de 3 de junho no México.
“Recebi convite da Confederação dos Parlamentos Americanos para acompanhar a eleição que acontecerá no México como observador internacional, será minha quinta missão de observação internacional de eleição”, revelou Kennedy.
UTI Neonatal a 200 km
Kennedy Nunes mostrou no telão do plenário um vídeo com visita que fez ao recém nascido Lucas Gabriel, de Rio do Sul, cujo parto foi realizado em um hospital privado graças à lei de autoria do parlamentar.
“Efetivamente peguei em mãos o resultado de uma lei que propus e que foi aprovada aqui, o Lucas Gabriel nasceu em um hospital particular porque a nossa lei garantiu”, explicou o parlamentar, referindo-se à previsão legal de que o estado banca os custos quando não há uma UTI Neonatal pública dentro de um raio de 200 km da casa da mãe cujo parto é de risco.
Koala Energia
Silvio Dreveck (PP), vice-presidente da Casa, destacou a ação inovadora da empresa Koala Energia, de Rio Negrinho.
“Trabalha com aquecimento de água e de ar com pellets de madeira, é pioneira neste segmento, atualmente exporta mais de 80% dos pellets, uma energia limpa a um custo menor, uma oportunidade de desenvolvimento para o Planalto Norte, especialmente para Rio Negrinho”, declarou Dreveck.
Plantas medicinais
Padre Pedro Baldissera (PT) ressaltou na tribuna a realização da 8ª Jornada Catarinense de Plantas Medicinais e Fitoterapia, organizada pela Associação Catarinense das Plantas Medicinais, que aconteceu na Assembleia Legislativa.
“A jornada foi um sucesso, uma verdadeira celebração”, comemorou Padre Pedro.
Odair Rogério
A deputada Ana Paula Lima (PT) noticiou o falecimento do sindicalista Odair Rogério, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), seção de Santa Catarina.
“Com pesar soubemos do falecimento do camarada Odair Rogério, ele teve papel importante na organização dos trabalhadores, era transplantado de fígado e acabou falecendo no dia de hoje. Desde já nossas condolências à família do Odair”, declarou.
O pato empatou
Ana Paula Lima ironizou o empate da seleção brasileira contra a Suíça na estreia da copa do mundo da Rússia.
“Parece que essa seleção só tem um jogador, só falam do Neymar e ele não mostrou a que veio, cabelo bonito, pintado, mas não jogou nada. Há quatro anos fizemos uma bela festa, não deixamos a desejar, passou dois anos e esses verde e amarelos saíram às ruas para derrubar a presidenta Dilma. Agora o país está mal, com empresas quebrando e milhões de desempregados e eles não estão festejando a copa do mundo e não estão torcendo pelo Brasil”, constatou Ana Paula.
Tristeza e vergonha
Ana Paula manifestou tristeza e vergonha com o vídeo que circula nas redes sociais em que um tenente da Polícia Militar de Lages aparece constrangendo uma mulher russa.
“Um policial militar de Lages fez uma vergonheira, o Brasil está sendo visto e lembrado por um grupo de homens que se acham no direito de desrespeitar uma mulher. Não venham me dizer que o que ele fez lá é diferente do que faz aqui”, disparou Ana Paula, que cobrou da PM a abertura de um inquérito policial militar.
Incentivo ao carro elétrico
José Milton Scheffer (PP) pediu apoio dos colegas para a aprovação do Projeto de Lei nº 148/2018, que incentiva no estado a fabricação e o uso de veículos elétricos.
“O Brasil é um dos principais mercados automobilísticos do mundo, um dos maiores fabricantes, então precisamos criar políticas de incentivo à fabricação e ao uso de veículos elétricos”, avaliou Scheffer
Segundo o deputado, o custo por quilômetro do carro elétrico representa 25% do custo de um automóvel que roda com combustível fóssil, além de minimizar a poluição nas cidades e o barulho.
“Nós já temos tecnologia, se tivéssemos carros elétricos, o caos e o impacto da greve dos caminhoneiros teria sido menor”, reconheceu o representante de Sombrio.
Festa da tainha
O prefeito de Porto Belo, Emerson Luciano Stein, ocupou a tribuna para convidar os catarinenses para prestigiarem a 33ª Festa da Tainha em prol da Apae de Porto Belo e de Bombinhas, que acontecerá nos 29, 30 e 1º de julho, em Porto Belo.
“Venho trazer o carinho do povo de Porto Belo e convidá-los para comer tainha assada, escalada, ovada e frita, toda a variedade de tainha”, anunciou o prefeito.
Agência AL