Assembleia apoia projeto de parceria de Xanxerê com a China
A criação de mecanismos para viabilizar parcerias de negócios com a China é objetivo da administração de Xanxerê, cujo vice-prefeito Gelson Saibo (PMDB) recorreu ao deputado Moacir Sopelsa (PMDB) em busca do apoio da Assembleia Legislativa, viabilizado em reunião com o presidente Joares Ponticelli (PP), que disponibilizou a assessoria de relações institucionais do Parlamento para a formatação do projeto. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (17) e contou também com as participações dos deputados Marcos Vieira (PSDB) e Gilmar Knaesel (PSDB), além dos vereadores Wilson Martins dos Santos (PSDB) e Ivan Marques (PSD).
A proposta é buscar investidores chineses atraídos por incentivos fiscais oferecidos pelo município, que criou seu Plano de Aceleração do Desenvolvimento Econômico (Padex), com a perspectiva de retorno de 50% do ICMS gerado por novas empresas até retornar o valor do investido, em até 10 anos. A administração municipal e o segmento empresarial organizam uma comitiva para em outubro visitar, em Pequim, a Associação Internacional de Cidades Amigas da China (Cifca), bem como a feira de negócios de Cantão, em Guang Zhon.
Xanxerê quer firmar convênio de cidade-irmã com um município chinês, a exemplo do que já fez Joinville, e como atrativo pretende apresentar a perspectiva de implantação da ferrovia da integração leste-oeste de Santa Catarina, que vai cortar o município, e a grande produção de grãos da região. Entre metas pretendidas está a captação de investimentos no segmento metal-mecânico. “Estamos procurando abrir caminhos e contamos com o apoio do presidente Ponticelli e deputados parceiros da iniciativa de Xanxerê”, explica Sopelsa.
Assessoria da Bancada do PMDB
Evory Pedro Schmitt (48) 3221.2883 / 9922.0359