Assembleia anuncia vencedores do Prêmio Responsabilidade Social
O presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio (PSD), anuncia nesta terça-feira (20) o nome das empresas vencedoras e das entidades certificadas pelo prêmio de Responsabilidade Social 2012 – Destaque SC. O anúncio acontece em coletiva para jornalistas, a partir das 14h30, na Sala de Imprensa do Palácio Barriga Verde.
O prêmio, que está na segunda edição, contou com a inscrição de 21 empresas e 64 entidades. Destas, foram certificadas 16 e 34, respectivamente. Segundo Merisio, muitas empresas, mesmo com responsabilidade social, acabam não tendo o destaque devido. O objetivo é incentivar outras instituições a fazer o mesmo e prestar serviços à comunidade.
O que é o prêmio
A certificação foi criada pela Lei Nº 12.918, de 23 de janeiro de 2004 e instituída em 2011. O objetivo é conceder a distinção anualmente a empresas e entidades sem fins econômicos com atuação de destaque no setor social. A participação é aberta às organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, com ações que promovam o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.
Como funciona
Os concorrentes são avaliados por intermédio de seus Balanços Sociais. Entre os itens considerados estão a participação dos empregados nos resultados econômicos, as possibilidades de desenvolvimento oferecidas, o nível de interação com a comunidade e o cuidado com o meio ambiente.
São concedidas duas modalidades de reconhecimento: Certificado de Responsabilidade Social e Troféu Responsabilidade Social. O certificado é conferido a empresas privadas de pequeno, médio e grande porte e entidades com fins não-econômicos que apresentarem, em seu balanço social, a pontuação mínima em relação aos indicadores. O troféu será oferecido às empresas privadas certificadas, de acordo com seu porte e segmento de atuação, que apresentarem o melhor nível de desempenho em termos de responsabilidade social, sendo classificadas segundo indicadores previstos.
Parcerias
Além da Assembleia, a certificação tem o apoio da Fiesc, Fampesc, Fecomércio, Sebrae, Fatma, Observatório Social de Florianópolis (OSF), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede).