Asfaltamento da estrada Campo Bom-Morro Grande será concluído até dezembro
Será concluído, até o fim deste ano, o asfaltamento do acesso do Balneário Campo Bom, em Jaguaruna, até a BR-101, em Sangão, no Sul do estado. A ordem de serviço para o início da obra foi assinada no último sábado (8), no Salão Paroquial de Campo Bom, com a presença do governador Raimundo Colombo (PSD) e do presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), além de deputados, secretários estaduais, prefeitos e vereadores.
Ao todo, serão pavimentados 6,6 quilômetros, ligando Campo Bom ao distrito de Morro Grande, no município de Sangão, ao custo de R$ 6,2 milhões, dentro do Pacto por Santa Catarina. A responsável pelos trabalhos é a construtora Setep, de Criciúma.
A obra é uma reivindicação antiga da comunidade de Campo Bom. Atualmente, não há ligação por asfalto com o balneário. "É a realização de um sonho. Para quem vive do comércio, será muito bom, porque os veranistas dependem das condições da estrada para chegar aqui. Se ela não estiver boa, eles não vêm", afirmou o presidente da Sociedade Amigos do Balneário Campo Bom, Juceli Teixeira. Ele estima que atualmente mil pessoas vivam na comunidade. "Outras certamente virão morar aqui com o asfalto".
Para Joares Ponticelli, a obra é fruto da união dos oito deputados estaduais que representam o Sul do estado, com as autoridades locais e a população de Campo Bom. "Essa união foi fundamental para que nós conseguíssemos viabilizar essa obra. Temos a certeza que ela será entregue à comunidade até o início da próxima temporada", disse. Foi Ponticelli o responsável pela abertura da licitação para a contratação da empresa responsável pelo asfaltamento, em novembro do ano passado, quando assumiu interinamente o Governo do Estado.
Raimundo Colombo explicou que o acesso a Campo Bom, juntamente com outras obras, como o aeroporto de Jaguaruna e a ampliação do porto de Imbituba, é uma forma de compensar os prejuízos sofridos pelo Sul de Santa Catarina com o atraso na duplicação da BR-101. "Temos uma dívida com essa região. Obras como essa aceleram o processo de desenvolvimento do Sul do estado", destacou.
Dia histórico
Os deputados presentes à assinatura da ordem de serviço classificaram o dia como histórico. "Essa obra era reivindicada há mais de 20 anos. Nela, nós vemos o trabalho do Parlamento no atendimento das reivindicações da população catarinense", afirmou José Milton Scheffer (PP).
"É motivo de muita satisfação ver obras estruturantes como essa saindo do papel, possibilitando o desenvolmento do turismo na região", acredita Valmir Comim (PP). Para Dóia Guglielmi (PSDB), além do turismo, o meio rural também será beneficiado com o asfaltamento da estrada Morro Grande-Campo Bom. "Devido ao grande número de pessoas que circulam aqui, a obra é importante não apenas para Jaguaruna e Sangão, mas para todo o Sul do estado", completou José Nei Ascari (PSD).
Aeroporto de Jaguaruna
Durante a assinatura da ordem de serviço, o governador Raimundo Colombo informou que a abertura do aeroporto de Jaguaruna é esperada para o próximo mês. Segundo ele, toda a documentação necessária para o início das operações já foi entregue aos órgãos competentes. "Estamos no último estágio, que é a liberação das aerovias que vão atender o aeroporto", explicou.
Um passo importante para a abertura do aeroporto foi a entrega de um caminhão para o Corpo de Bombeiros Militar de Jaguaruna, ocorrida na semana passada. O veículo era uma das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a liberação das operações no aeroporto, que atenderá toda a demanda do Sul do estado.
Agência AL