02/07/2012 - 18h45min
Arte estreita laços entre Florianópolis e Encarnación
A Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho exibe até o dia 13 deste mês trabalhos de artistas plásticos da cidade de Encarnación, no Paraguai. A mostra, que reúne obras de pintura, escultura e tapeçaria, é promovida pela loja maçônica Alferes Tiradentes e tem por objetivo estreitar os laços entre Florianópolis e a terceira maior cidade do país vizinho.
Segundo o organizador da mostra, Luis Antônio Goulart, o evento é a primeira oportunidade em que os artistas expõem seus trabalhos de forma conjunta no Brasil e faz parte de um programa de intercâmbio desenvolvido pela entidade maçônica. “Já mantínhamos o intercâmbio com Encarnación há muito tempo e resolvemos ampliar este contato o campo artístico. O próximo passo será levar nossos artistas para lá”, afirmou.
Para o artista e arquiteto Alfredo Moraes, eventos deste tipo são importantes sobretudo para difundir a produção artística de cidades de menor porte, como Encarnación, que possui em torno de 150 mil habitantes. “Assim como no Brasil tudo é São Paulo e Rio de Janeiro, no Paraguai as coisas giram em torno de Assunção. Nosso objetivo é romper esta barreira, divulgando de modo mais amplo a cultura paraguaia”, disse.
Comércio incipiente
Apesar de rica e variada, a produção artística paraguaia ainda é feita na base da paixão, declarou Esteban Eduardo Hrycan Savchuk. O artista, que já levou suas esculturas em metal para Bremen, na Alemanha, afirmou que no Paraguai são poucos os que conseguem manter-se exclusivamente da venda de suas obras. “No Paraguai, o comércio de obras de arte é incipiente. Ainda temos muitas outras necessidades a suprir”, disse. (Alexandre Back)
Artistas participantes:
Adriana Hrisuk Almirón
Alfredo Moraes
Esteban Eduardo Hrycan Savchuk
Julio Ruben Sykora Frisch
Liliana Margarita Sykora Frisch