Arquiteta pinta quadros para chamar a atenção para construções sustentáveis
FOTO: Solon Soares/Agência AL
A arquiteta e artista plástica Maria Lúcia Mendes Gobbi decidiu pintar quadros para divulgar construções que privilegiam a sustentabilidade. “A arte foi o caminho que encontrei para mergulhar na pesquisa e aprender. Os 19 quadros que estão expostos mostram obras que existem no mundo real, para as pessoas perceberem que é possível uma arquitetura sustentável”, explicou Maria Lúcia, que conversou com a reportagem da Agência AL na tarde desta quinta-feira (8).
Quando decidiu abandonar os projetos tradicionais e focar apenas em construções sustentáveis, em 2011, Maria Lúcia não encontrou demanda. “Comecei a pintar porque tinha aberto o escritório e os clientes não apareciam”, revelou a arquiteta. Atualmente Maria Lúcia trabalha em projetos de casas de campo nos municípios de Rancho Queimado e Urubici, além de casas de praia, principalmente na região da Pinheira, em Palhoça. “São pessoas que moram na cidade, mas estão procurando um lugar para viver melhor”, justificou a arquiteta.
Adobe, bambu e rejeitos de maricultura
Quem visitar a exposição sobre arquitetura sustentável no espaço Celso Ramos do BRDE conhecerá blocos de adobe que não passaram pelo cozimento, assim como blocos produzidos a partir de rejeitos da maricultura. “São tecnologias antigas, simples, que preservam a característica de cada região e a realidade de cada povo ou país”, observou Maria Lúcia.
Entre os exemplos retratados pela arquiteta, destaque para um bangalô construído exclusivamente com bambu, localizado em Serra Grande, no interior da Bahia. A obra é do arquiteto colombiano Simon Velez. Outro exemplo de obra de baixo impacto é a Escola Verde, projetada pelo designer John Hardy em Bali, na Indonésia. “Os balineses dominam a técnica de construção com bambu, uma planta muito comum por lá”, informou Maria Lucia.
Serviço
O quê: Exposição de quadros da arquiteta e artista plástica Maria Lúcia Mendes Gobbi.
Onde: no andar térreo da agência do BRDE de Florianópolis.
Avenida Hercílio Luz, 617 – Centro.
Visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h.
Entrada gratuita.
Agência AL