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08/07/2015 - 13h30min

Apresentadas três opções para marca turística de Florianópolis

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Professor da UFSC, Luiz Salomão, coordenador do projeto FOTOS: Solon Soares/Agência AL

Foram conhecidas, na manhã desta quarta-feira (8), na sede da prefeitura de Florianópolis, as três opções das quais será escolhida a nova marca turística do município. A definição do modelo vencedor será feita por votação popular até o dia 8 de agosto.

As representações visuais, denominadas “Movimenta Florianópolis”, “Minha Florianópolis” e “Tecendo Florianópolis”, foram desenvolvidas pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (Logo) da UFSC, a pedido da prefeitura e levaram em conta aspectos da história, cultura e cotidiano locais, destacou o professor da UFSC, Luiz Salomão, coordenador do projeto. “Uma pesquisa prévia apontou cinco características que deveriam estar representados na identidade visual: natural, multicultural, mágica, querida e vibrante. A partir disso, buscamos referências no mundo inteiro e trabalhamos as fontes, as cores, os ícones e as formas que melhor nos ajudaram a transmitir essas ideias.”

De acordo com a secretária Municipal de Turismo, Zena Becker, Florianópolis necessitava de uma nova representação para divulgar as atividades do setor. “Hoje estamos usando o brasão da prefeitura para identificar a cidade, por isso idealizamos uma marca exclusiva para as atividades turísticas, que seja alegre, inteligente e multicultural e seja aberto à escolha de toda a sociedade.”

Caráter perene
No processo de elaboração dos modelos, disse o prefeito Cesar Souza Júnior (PSD), foram entrevistados 40 formadores de opinião da cidade e outras mil pessoas foram ouvidas. “Não poderia ser algo decidido em um gabinete ou por uma agência de publicidade, mas sim aberto à população. Até agora, já contamos com a participação de 13 mil pessoas e muitos outros ainda devem ser consultados.”

A iniciativa, disse o prefeito, segue o exemplo de inúmeras cidades, como Recife, Salvador e Rio de Janeiro, que já adotaram identificação visual própria. “Precisamos de uma marca turística que nos diferencie e nos promova fora das fronteiras do país, a qual pretendemos usar já na próxima temporada de verão.”

A logomarca, disse ainda Cesar Souza Júnior, terá caráter perene e, em uma última fase de definição, também poderá ser submetida à análise do Legislativo municipal. “Não será a marca de um governo, visando autopromoção, mas sim algo que possa ser usado permanentemente na divulgação da cidade. Legalmente não haveria necessidade de passar pela Câmara, mas podemos apresentá-la sim, por meio de um projeto de lei.”

 

Alexandre Back
Agência AL

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