Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/07/2013 - 12h56min

Apresentações culturais marcam segundo dia da Festa do Peixe

Imprimir Enviar
22ª Festa do Peixe em Arroio do Silva Foto: Miriam Zomer

Nem o vento, nem a chuva fria que caiu sem trégua na tarde deste sábado (20) impediram as apresentações culturais da 22º Festa do Peixe de Balneário Arroio do Silva. O show começou com a Banda Marcial de Turvo, que visitou o balneário para divulgar a Festa do Colono, que será realizada em agosto. Depois foi a vez dos alunos da Apae, que representaram um casamento na roça.

“Dale a tu cuerpo alegria Macarena”
Mas o que atraiu a atenção dos visitantes foi a apresentação do grupo de mulheres da terceira idade local. Para delírio da plateia, as vovós esbanjaram sensualidade dançando Macarena. Maria Elisa dos Santos (70) participa do grupo há cinco anos e revelou à Agência AL que “dançar é só alegria”. Terezinha “Xuxa” Caetano Dutra (72) contou que os filhos vieram assistir e que vários amigos de Caxias do Sul também prestigiaram sua apresentação.

Bruxinhas à solta
As crianças que foram à Festa do Peixe não se decepcionaram. O Grupo Jovens em Ação e Criação (JAC), da Escola Municipal Jardim Atlântico, encenou a estória da bruxinha boa que não passa no exame de maldade e acaba prisioneira na torre de piche. Mas um menino da floresta, cujo pai conhece os segredos da bruxaria, toca com sua flauta uma música encantada que paralisa as bruxas. Em seguida, o menino aprisiona as meninas más na torre mágica, liberta a bruxinha boa e os dois fogem voando na vassoura a jato, e vão viver felizes para sempre.

Os pequenos, a maioria no colo dos pais, não desgrudaram os olhos das bruxinhas e comemoraram felizes a vitória do bem sobre o mal. A Agência AL conversou com várias crianças e constatou que boa parte delas jamais havia assistido uma apresentação teatral.

Cultura alemã na festa açoriana
O Grupo Immerfroh (sempre alegre, em português) de Forquilhinha também se apresentou na Festa do Peixe, executando danças típicas do folclore germânico. O grupo existe há 24 anos e é formado por dez jovens casais. Geovane Westrup afirmou que o grupo se apresenta regularmente nas festas do Sul do estado.

Apesar do frio intenso, potencializado pela roupa típica que expõe braços e pernas, Danielle Ricken Kammer contou que 10° C não assustam o grupo, que já se apresentou com temperatura de 8°C em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Corrida rústica
Paralelamente às apresentações culturais, aconteceu a 1ª Corrida Rústica da Festa do Peixe. Os atletas, divididos em cinco categorias, percorreram 5 km pelas ruas e avenidas de Balneário Arroio do Silva, uma vez que a maré alta impediu que parte da corrida acontecesse na areia da praia. Hildo Souza Santos (57) completou o percurso em primeiro lugar na categoria acima de 56 anos. “Corro há 30 anos, com este serão 115 troféus”, informou.

Almir Colares dos Santos (53) corre desde 2004. “Gosto de correr e entrei nessa por causa de uma pessoa”, revelou sorrindo. Já Carolina Conceição (34) participa de competições há um ano. “Comecei a correr para parar de fumar. Fumei durante 15 anos. Foi a maior conquista da minha vida”, confessou.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar