Após dois anos, Velmo Teixeira volta a expor telas na Alesc
A Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho da Assembleia Legislativa recebe até o dia 30 de junho a exposição “Fascínio da Imaginação”, com 16 obras do artista plástico florianopolitano Velmo Teixeira. Montada no saguão do Palácio Barriga Verde, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A entrada é gratuita.
Esta é a segunda exposição de Teixeira na sede do Poder Legislativo estadual. Curiosamente, o artista preferiu manter o título da mostra realizada em 2015, quando apresentou ao público 18 telas. “Não consigo mudar porque esse fascínio da imaginação é tão forte... É realmente o que sou. É o que faço há mais de 30 anos: criar e jogar sentimento nas telas. Parte de uma observação aguçada, o que vejo como uma virtude, agregada a um dom divino”, disse.
O diferencial do artista plástico é o emprego da técnica de óleo sobre tela espatulado. “A única ferramenta que uso é a espátula. Não tenho pincéis nem para retoques. É o uso da espátula que provoca esse traço impressionista, bem carregado de tinta, que sugere a imagem, a informação, a ideia, sem detalhar.” Cada obra leva, em média, um dia para ser concluída.
A maioria das telas assinadas por Teixeira retrata Florianópolis, cidade natal do artista. As pinturas revelam patrimônios históricos, com destaque para a Ponte Hercílio Luz, casarios, embarcações, pescadores, ciclistas, paisagens urbanas e cenas cotidianas.
Antes de se dedicar às artes plásticas, Teixeira trabalhou por 20 anos nas áreas de publicidade e comunicação visual. Autodidata, pintou a primeira tela em 1974. Ao longo de mais de 30 anos de atividade como artista, contabiliza mais de 3 mil obras produzidas e comercializadas. “Hoje no meu ateliê tenho cerca de 40 peças no total. Vivo da pintura, é uma renda obrigatória. É um desafio viver da arte.”
A exposição “Fascínio da Imaginação” tem curadoria do artista plástico Kiko Cervi, servidor da Gerência Cultural da Alesc.
Rádio AL