Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/02/2015 - 12h15min

Aplicativo informa balneabilidade das praias catarinenses

Imprimir Enviar

Quem planeja ir à praia no feriadão de carnaval pode consultar a qualidade da água pelo celular ou tablet. A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) lançou hoje (13) um aplicativo móvel que informa sobre a balneabilidade de 199 pontos do litoral catarinense. O programa também fornece dados sobre previsão do tempo, parques estaduais e localização das praias.

O aplicativo exibe os pontos do litoral analisados pelo laboratório da Fatma marcados em um mapa com bandeira vermelha ou verde, da mesma forma que o mapa de balneabilidade é apresentado no site da fundação. Ao clicar na bandeira, o usuário poderá saber os resultados das últimas cinco análises, data da coleta e temperatura da água.

O software disponibiliza ainda informações sobre cada praia, localização, previsão do tempo e unidades de conservação. Nas palavras do presidente interino da Fatma, Paulo Freitas, “é uma excelente ferramenta que a Fatma lança, um aplicativo de fácil acesso que traz inúmeras informações. A balneabilidade, por estarmos em período de verão, é o nosso carro-chefe”.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Jean Vogel, explicou que a ferramenta deve aproximar a população de um serviço que já existe. “Cada vez mais as pessoas estão conectadas por meio de dispositivos móveis. Esse canal ainda não é muito explorado pelos governos, e é uma forma eficiente de fazer o serviço chegar ao cidadão.”

Por enquanto, o software está disponível apenas para plataforma Android. Após uma fase de teste será disponibilizado também para plataforma IOS.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar