Aniversário de 91 anos do PCdoB é comemorado em ato solene na Assembleia
Por iniciativa da deputada Angela Albino, foi realizado na noite desta terça-feira (26), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, um ato solene para homenagear o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), pela passagem dos 91 anos de fundação da sigla partidária mais antiga do país. Angela preside o partido em Santa Catarina e é única representante do PCdoB no Parlamento, em sua segunda legislatura.
Durante o evento, foram ressaltadas as conquistas do PCdoB no Brasil e em Santa Catarina e os fatos que marcaram estas nove décadas de história. “Para nós é motivo de grande orgulho. Foi o primeiro partido nacional. É uma história marcada pela defesa da democracia e da soberania nacional, com crescimento e distribuição de renda”, disse Angela.
O partido passou 70 anos na clandestinidade por causa de seus ideiais socialistas. A organização conseguiu a legalidade após o fim da ditatura militar. Angela destacou o crescimento da sigla no estado. “Nos últimos anos crescemos matematicamente e qualitativamente com a participação de pessoas realmente comprometidas com nossa causa”. O vereador do PCdoB em Florianópolis, Ricardo Vieira, participou do evento, ao lado de diversos líderes e militantes do partido.
Representação política
Entre as principais conquistas apontadas pelos líderes do PCdoB, que nasceu em 25 de março de 1922, estão a resistência dos comunistas brasileiros ao regime militar, a luta pela redemocratização do país, a campanha Fora Collor e as vitórias do Lula e da presidente Dilma. As bandeiras da classe trabalhadora e a luta pelo socialismo são características da sigla.
O PCdoB, da base do governo Dilma, não elegeu nenhum governador ou vice nas eleições de 2010. Está representado no Congresso Federal por dois Senadores, Inácio Arruda (CE) e Vanessa Grazziotin (AM), e por 13 deputados federais. No pleito de 2012, a legenda elegeu 57 prefeitos, 87 vice-prefeitos e 976 vereadores em todo o país.
Rádio AL