AMUCC reforça na Alesc a conscientização sobre o câncer de mama
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
A necessidade de ampliar a conscientização sobre o câncer de mama marcou o discurso da secretária da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), Jurema Ramos dos Santos, durante interrupção da sessão plenária da Alesc, nesta quinta-feira (31).
Ela destacou que as mulheres ainda têm medo de descobrir o câncer. “É preciso perder esse medo. Elas têm que se acostumar a conhecer o próprio corpo. A mamografia ainda é o melhor exame para se detectar [a doença]. No Brasil 73% das mulheres chegam [para iniciar o tratamento] no estágio 2 e 3 do câncer de mama, isso é um a cada quatro casos. Nos países desenvolvidos, mais de 50% chega no primeiro estágio, algo que facilita muito a cura. Quero convocar para que todos estejam conosco. Precisamos de apoio dos três poderes, da sociedade, dos voluntários”, afirmou.
Juliana contou a trajetória da entidade, que há 10 anos organiza as atividades do Outubro Rosa em Florianópolis. “Temos vários projetos, incluindo capacitação de agentes comunitários para a conscientização da necessidade da realização dos exames. Esta é uma doença q e a cada ano traz 600 novo casos no Brasil. E outubro é o Mês que temos a publicidade que precisamos para ampliar a divulgação”, comentou. Segundo ela, a AMUUC está centrada nas necessidades dos pacientes de câncer com o propósito de salvar vidas. “Vamos às empresas para conscientizar os empregados e nesse ano fizemos mais de 27 palestras com profissionais de alta qualificação, alcançando diretamente mais de mil pessoas. São mais de três milhões no estado com apoio da mídia.
O deputado Ismael dos Santos (PSD) citou o fato de a sua mulher ter passado pelo problema e superado a doença. “Enfrentar o câncer de mama exige coragem. Por isso temos que fazer com que o Outubro Rosa possa se disseminar em Santa Catarina e no país”, argumentou. Presidente da Comissão de Saúde, o deputado Neodi Saretta (PT) falou sobre a importância da campanha e das pessoas voluntárias que fazem ela acontecer e ter a repercussão que tem hoje na sociedade. “A Comissão de Saúde tem esse tema como uma de suas grandes prioridades”, garantiu.
Requerente do espaço para a AMUCC, a deputada Ada de Luca (MDB) elogiou o trabalho da organização e para chamar a atenção dos homens sobre a importância também da realização dos exames preventivos ao câncer de próstata. “Acabei de perder um amigo jovem por que ele nunca quis fazer o exame”, lamentou. A deputada Paulinha (PDT) também parabenizou o esforço e empenho da associação. “Graças a esse trabalho, muitas vidas foram salvas em Santa Catarina”, concluiu.