Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/10/2015 - 17h43min

AMUCC apresenta balanço da Campanha Outubro Rosa

Imprimir Enviar
Associação também ocupou a tribuna da Assembleia para apresentar o balanço da campanha

A convite da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, os voluntários da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) apresentaram na tarde desta terça-feira (27) um balanço das ações da campanha Outubro Rosa, que este ano teve como tema "Mais tempo a meu favor". À frente do encontro, a coordenadora da bancada, deputada Ana Paula Lima (PT), acompanhada das deputadas Luciane Carminatti (PT) e Dirce Heiderscheidt (PMDB), destacou que a ocasião serve para avaliar os avanços no trabalho de prevenção do câncer e principalmente na assistência a mulher para realizar os exames.

De acordo com a parlamentar, o Legislativo reconhece e tem um grande respeito ao trabalho prestado pela entidade, que há anos alerta as mulheres sobre a importância do diagnostico precoce, além de capacitar profissionais de saúde. "Somos parceiros dos eventos da AMUCC, tanto nas ações realizadas no estado, como em todas as ações em âmbito nacional", lembrou. 

Com uma ampla programação de atividades direcionadas a conscientização da detecção precoce do câncer de mama, ao longo do mês de outubro, a presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm, destacou que a campanha encerra, mas a luta contra a doença continua. Ela aponta que um dos principais empenhos dos voluntários é fazer com que a mulher compreenda a necessidade e realize regularmente a mamografia, para prevenção do câncer de mama e o exame preventivo, para a prevenção do câncer de colo de útero.

Com ações realizadas em várias cidades catarinenses, Leoni ressaltou que a campanha Outubro Rosa trabalhou com palestras em empresas e instituições, percorrendo escolas e atingindo mais de três mil estudantes. "Além de buscarmos a realização de exames de mama em centros de saúde, capacitamos agentes comunitários para levar a informação ate as famílias, com orientações. Todo o esforço é para chamar a atenção do público feminino para a prevenção, já que a estimativa é de que em Santa Catarina mais de 1,8 mil casos de câncer de mama devem ser diagnosticados ao ano".

Ao destacar a importância do tema, Leoni mencionou que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama responde por 25% dos novos casos da doença entre mulheres, o que representa 57.120 pacientes com câncer de mama por ano.  "Buscamos atingir uma maior conscientização, uma vez que 60% das mulheres descobrem tarde demais que têm câncer de mama. Se diagnosticado precocemente tem 95% de chances de cura", alerta.  Após o encontro com a Bancada Feminina, um acordo de líderes permitiu que a presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm, ocupasse a tribuna durante a sessão ordinária para reforçar o alertar para prevenção do câncer de mama, além de solicitar o apoio do Parlamento para a causa.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar