Ampliação da Udesc em Palmitos é debatida em reunião de comissões
Um prazo de 60 dias foi o período estipulado para que a reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresente soluções para a situação de expansão e consolidação da instituição no município de Palmitos, no Extremo Oeste do Estado. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (9) durante a reunião conjunta das Comissões de Finanças, Trabalho e Serviço Público e de Educação com a participação de lideranças políticas e empresariais da região.
Propositora da reunião, a deputada Luciane Carminatti (PT) disse que o debate atende as reivindicações da população de Palmitos, que espera ansiosa por uma solução para o impasse. De acordo com a parlamentar, a instalação do Campus de Palmitos em 2002, com o pioneiro curso de Enfermagem, vem ajudando a desenvolver a região. “Almejamos a conquista da Udesc no Oeste catarinense, porém com transferência do curso de Enfermagem de Palmitos para Chapecó, a instituição mantém no município apenas o curso de nível superior de Tecnologia em Produção Moveleira. Sem investimentos, a Udesc Palmitos não consegue expandir novos cursos”, avalia.
Na ocasião, Luciane destacou que o movimento entre parlamentares e sociedade civil espera que a instituição escute e discuta com a população de Palmitos na expectativa de possibilitar a instalação de novos cursos de ponta, atraentes para os estudantes do município”, revelou.
Já o presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, deputado Marcos Viera (PSDB), defende a expansão da Udesc destacando a importância da instituição no desenvolvimento da região. “Estaremos reunidos após os 60 dias para entrar em um tema comum, trazendo tranqüilidade para a sociedade local”, frisou.
Posicionamento da Udesc
Atento aos questionamentos, o reitor da universidade, Antonio Heronaldo de Sousa, explicou que a quantidade de recursos que a universidade tem ao longo dos anos ainda é limitada perante as necessidades das regiões. “Porém, dentro desse processo de expansão vamos buscar rever o orçamento e dentro desses 60 dias estaremos dando seguimento aos trabalhos de avaliar quais os cursos possuem uma maior periodicidade dentro da região, viabilizando projetos para que não haja descontinuidade das atividades da Udesc em Palmitos”, explicou.
Sala de Imprensa