Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/06/2016 - 18h20min

Alunos do Esag Sênior praticam empreendedorismo e solidariedade em feira

Imprimir Enviar
Feira de alimentos típicos da estação terá renda revertida para lar de idosas da Capital
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Aplicar a teoria aprendida em sala de aula e, ao mesmo tempo, praticar a solidariedade. Com esses objetivos, os alunos do Esag Sênior, projeto de extensão do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Esag/Udesc), promoveram nesta segunda-feira (13), no campus da instituição, em Florianópolis, uma feira de produtos alimentares. Toda a renda obtida com a venda da produção será revertida para o lar de idosas mantidas pela Seove, na Capital.

A feira é parte de uma atividade multidisciplinar desenvolvida dentro do Esag Sênior, curso de extensão voltado a pessoas com mais de 45 anos e que não tenham formação acadêmica em administração ou economia. À venda, produtos de fabricação caseira e típicos da estação, como sopas, focaccia, pé-de-moleque, cachorro-quene, canjica, doces, entre outros.

Conforme a professora Emiliana Debetir de Oliveira, coordenadora do projeto, os 25 alunos do Esag Sênior têm aulas de disciplinas nas áreas de economia e administração, como empreendedorismo e plano de negócios. “Na feira, eles aplicam esse conteúdo da sala de aula na prática. Eles têm que planejar o que vai ser produzido, levantar os custos de produção e comercialização, para avaliar se o projeto é viável”, explica.

A iniciativa visa desenvolver o espírito empreendedor em pessoas que já estão no mercado de trabalho ou mesmo aposentadas. É o caso do engenheiro mecânico Hans Wiedemann, de 73 anos. Responsável pela produção da sopa de legumes vendida na feira, ele viu no Esag Sênior uma oportunidade de buscar conhecimento e, ao mesmo tempo, ampliar a rede de relacionamentos.

“Quando a gente se aposenta, os relacionamentos profissionais começam a ficar mais restritos”, comenta. “Eu sempre gosto de estudar e surgiu essa oportunidade. Gosto muito sempre de criar e aqui encontrei várias oportunidades para fazer isso.”

Além do empreendedorismo e da ampliação da rede de relacionamentos, o Esag Sênior busca a troca de conhecimentos entre os participantes, já que os alunos têm formação superior em diversas áreas, além de despertar o voluntariado.  Tanto que além da renda obtida com a venda dos produtos da feira, os alunos vão desenvolver outras campanhas em prol do lar de idosas da Seove.

O Esag Sênior é desenvolvido deste 2003 pela Udesc. O programa tem um ano de duração e é gratuito. As inscrições para a próxima turma serão abertas no mês de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3321-8226 ou no email esagsr@gmail.com.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar