Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2015 - 13h03min

Alunos das Apaes do Sul do país têm dia de festa no Beto Carrero

Imprimir Enviar
Encontro é realizado há 22 anos no Parque Beto Carrero. FOTOS: Solon Soares/Agência AL

Alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) dos três estados do Sul curtiram um dia de festa no Parque Beto Carrero, em Penha, na quinta-feira (11), na 22ª edição do Encontro de Recreação e Lazer das Apaes do Brasil. O evento é realizado anualmente pela associação do município de Penha.

“Quando sobe é bom, mas quando desce dá medo”, afirmou Plácido Júnior, aluno da Apae de Mafra, ainda eufórico com a descida da Big Tower, um dos brinquedos mais conhecidos do parque. Volnei dos Santos, também da Apae de Mafra, saiu do brinquedo sorrindo e provocando as professoras. “Tem homem aqui”, repetia.

“A gente se diverte junto com eles”, explicou Jucimara Henrique, servidora da Apae de Mafra, instituição que há mais de dez anos não perde uma edição do Encontro de Recreação e Lazer das Apaes, promovido pelo Beto Carrero World. “Viemos em dois ônibus, são 56 alunos e 24 acompanhantes”, informou. Já da Apae de Presidente Getúlio vieram 56 pessoas. “Já vim outras vezes”, declarou, feliz, Isolde Becker.

O defensor estadual das Apaes, Jair da Silva Rocha, de São Joaquim, lamentou que outros alunos especiais não tenham tido a oportunidade de brincar no parque. “Que pena! Fiz tudo o que podia, mas as pessoas que podem não fizeram tudo”, descreveu o defensor. “Mas quem veio tem de curtir”, cobrou.

Para Marcelo Airton Sens, o parque oferece acessibilidade aos cadeirantes. “Aqui é muito bom, todos os brinquedos têm rampa e existem muitos banheiros adaptados”, declarou. Fernando Aparecido Luiz, da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Florianópolis, concordou com Sens. “Está bem acessível”, informou, explicando em seguida que no caso dos autistas o brinquedo preferido é o trem. “Eles não gostam de barulho, de música alta, mas têm os radicais que preferem a montanha russa”, ponderou Fernando, que trouxe o filho Rodrigo Felipe Luiz para também brincar. “Ele não verbaliza os sentimentos, mas está curtindo”, garantiu o pai.


O parque Beto Carrero e as Apaes
Sérgio ‘Beto Carrero’ Murad, fundador do parque, falecido em 2008, era embaixador das Apaes do Brasil. “Há 22 anos organizamos esse dia”, explicou Everaldo “Italiano” Dal Posso, presidente da Apae de Penha e funcionário do parque desde sua fundação. “O Beto Carrero dizia que devíamos tratar todo mundo igual, mas que a criança especial era para tratar com o dobro de carinho”, revelou Italiano.

De acordo com o presidente da Apae de Penha, entidade que comercializa os ingressos para as outras Apaes, cerca de 25% da receita do Encontro é destinada à entidade do município. Além disso, os ingressos, que custam R$ 92 na bilheteria, são vendidos a R$ 68 para os alunos das Apaes, com direito a almoço. “Qual a recompensa? Todo mundo se divertindo, o sorriso deles, isso não tem preço. É uma energia muito positiva”, justificou Italiano.


Parceria com a Assembleia
Everaldo Dal Posso ressaltou a parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Assembleia Legislativa. “Uma parceria que ajuda muito”, relatou o presidente da Apae de Penha. “Apoiamos com divulgação para as Apaes e impressão de banners e faixas”, afirmou Janice Krasniak, assessora da Comissão.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar