Altair Silva assume cadeira na Alesc no lugar de Silvio Dreveck
O empresário Altair Silva (PP) foi empossado, na tarde desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa, no lugar do líder do governo, deputado Silvio Dreveck, que se licenciou do cargo por 60 dias por motivos particulares. Silva é o primeiro suplente do Partido Progressista e conquistou 28.992 votos nas eleições de 2014.
Esta é a terceira vez que o técnico rural e bacharel de Direito de 50 anos assume uma cadeira na Alesc. A primeira oportunidade ocorreu na legislatura retrasada, em 2008. Silva também esteve no Parlamento estadual e outubro e novembro de 2013. Ele é natural de Major Gercino, na Grande Florianópolis, com passagem por São João Batista, no Vale do Rio Tijucas. Atualmente, reside em Chapecó.
Com a licença de Dreveck, a liderança do governo deve ser ocupada pelo deputado José Nei Ascari (PSD).
Agroindústria
No discurso de posse, Altair Silva demonstrou preocupação com a situação do agronegócio. Representante do Oeste catarinense, o novo deputado quer, nesses 60 dias, mobilizar a Assembleia para enfrentar os problemas do setor, em especial com relação ao desabastecimento de milho.
“Temos agroindústrias dando férias coletivas, outras fechando, o desemprego batendo na porta do setor que é o motor do Grande Oeste catarinense”, afirmou. “Quero trabalhar pelo aumento da produtividade do milho em Santa Catarina, de tal forma que todos, desde o produtor até a agroindústria, sejam beneficiados.”
Silva também pretende aumentar a mobilização pela duplicação da BR-282 e a implantação da chamada Ferrovia do Milho, que ligará o Santa Catarina ao Centro-Oeste brasileiro. No discurso, o parlamentar também chamou a atenção para a necessidade de uma reforma política, que restrinja a fragmentação do sistema partidário. Para ele, a grande quantidade de partidos políticos deixa governo federal e oposição enfraquecidos.
Mais licenças
Além de Altair Silva, o suplente Nilso Berlanda (PR) retornou à Alesc, no lugar de Jean Kulhmann (PSD), que se licenciou do cargo por 120 dias. Na terça-feira (5), outro suplente retornou à Alesc: Julio Ronconi (PSB), que ficará na cadeira de Cleiton Salvaro por 60 dias.
Berlanda já havia ocupado uma vaga entre maio e junho deste ano, na ausência de Narcizo Parisotto (PSC). Já Ronconi esteve entre outubro e dezembro de 2015 durante licença de Patrício Destro (PSB).
Agência AL