Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/07/2019 - 12h46min

Evento debate atendimento das pessoas com deficiência auditiva e visual

Imprimir Enviar

Capacitar os profissionais de saúde ligados à assistência às pessoas com deficiência auditiva e visual no estado. Esta é a proposta de um seminário que a Assembleia Legislativa sedia durante esta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, sob a promoção da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além de Florianópolis, o evento também será levado a Chapecó, Itajaí e Jaraguá do Sul.

Na abertura, o presidente da Comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), destacou o compromisso dos deputados da Casa com o tema. “Este seminário é mais uma demonstração do nosso apego à causa, reforçando cada vez mais o direito destas pessoas poderem trabalhar, subsistir e, acima de tudo, de estarem incluídas para o bem comum.”

Entre as atividades previstas no seminário está a realização de palestras sobre as normas, diretrizes e programas vigentes nas áreas da saúde auditiva e visual, bem como sobre a situação da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no estado.

Outro objetivo, conforme ressaltou a coordenadora da Área Técnica da Pessoa com Deficiência da SES, Jaqueline Reginatto, é debater com os integrantes da rede de atenção sobre novas formas de otimizar e melhorar a qualidade dos atendimentos prestados. “É importante ouvir os profissionais que estão na ponta, pois são eles que recebem os usuários pra ingressar no serviço, com todas as dificuldades envolvidas e os encaminham para a reabilitação.”

Regionalização dos serviços
Presente ao seminário, o superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Ramon Tartari, reconheceu que a rede de atenção às pessoas com deficiências auditivas e visuais no estado ainda conta com uma série de pontos a serem ajustados, entre os quais citou a melhoria no fornecimento de aparelhos de amplificação sonora, a realização de cirurgias de implante coclear (dispositivo eletrônico para pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo) e o tempo de espera para a realização dos procedimentos.

Paralelamente, disse o gestor, também estão sendo buscadas parcerias para regionalizar os atendimentos, que na área visual atualmente estão concentrados na Grande Florianópolis, com a auditiva já estão disponíveis também em Jaraguá do Sul e Joinville. “O ideal é que cada macrorregião do estado seja autossuficiente na atenção às deficiências visual e auditiva, o que não ocorre nesse momento, mas que temos que buscar ao longo deste governo.”


Programação:

Quinta-feira, dia 4

8h às 8h30 – Credenciamento;

8h30 às 9h – Abertura e mesa de autoridades;

9h às 10h – Palestra: Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Palestrante: Jaqueline Reginatto;

10h às 12h30 – Palestra: Diretrizes da Saúde Auditiva. Palestrante: Sabrina Vieira da Luz;

12h30 às 13h30 – Intervalo para almoço;

123h30 às 14h30 – Palestra: Regulação em Saúde Auditiva. Palestrante: Sabrina Vieira da Luz;

14h30 às 15h30 – Palestra: Programa de Saúde Visual. Palestrante: Adriana R. Amorim;

16h às 17h – Palestra: Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva. Palestrante: Luciana Cigana;

17h às 18h – Palestra: Serviço Hospitalar de Saúde Auditiva. Palestrante: Francine Freiberger.


Sexta-feira, dia 5

8h às 9h - Palestra: Avaliação, Seleção e Indicação de aparelhos auditivos. Palestrante: Luciana Cigana;

9h às 9h30 - Coffee Break;

9h30 às 12h - Palestra: Oficina prática: aparelhos auditivos e Sistema FM. Palestrante: Luciana Cigana;

12h às 13h - Intervalo para Almoço;

13h às15h - Palestra: Reabilitação Auditiva. Palestrante: Nadia Tenório Colares;

15h às  15h30 - Coffee Break;

15h30 às17h30 -  Palestra: Oficina prática: Implante Coclear e Prótese Auditiva Ancorada no Osso. Palestrante: Francine Freiberger;

17h30 às 18h – Encerramento.

 

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar