Alesc sedia lançamento do livro de poesias Travessia
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu, na noite desta quinta-feira (19), o lançamento do livro “Travessia”, da acadêmica escritora de São José e professora aposentada de língua portuguesa, Maria Isabel Schmitt. A obra é seu primeiro livro solo e é uma síntese de um diário que escreveu durante as últimas décadas, onde por meio de versos fala sobre sentimentos e emoções vividas.
Acadêmica da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, seccional de Governador Celso Ramos, onde ocupa a cadeira 35 e tem como patrono Jacó Anderle, Maria Isabel Schmitt é uma das fundadoras da entidade Amigos das Letras e das Artes de Florianópolis (Adla) e já participou das antologias “Pérolas da ALBSC”, com as poesias “Desejo de Encontro” e “Certezas”, e “Mulher Destaque”, com a poesia “Mulher”.
Natural de Ituporanga, a professora explica que o livro Travessia para ela “confirma que a vida segue em frações de tempo, de sentidos, de emoções, sensações e interpretações, para que, em determinados momentos, essas frações se integrem e reintegrem ao todo do nosso ser, construindo assim nossos inteiros pedaços que divinamente são o retrato, o espelho de o nosso existir.”
A autora relata ainda que muitos títulos surgiram querendo dar nome a este livro, entretanto, para ela, o mais óbvio ganhou. “Travessia é o que nós todos fazemos em nossas vidas. Avançamos, recuamos, mas sempre com o objetivo de seguirmos em frente. Descobri que a vontade de seguir em frente é o que nos faz caminhar apesar das dores e dificuldades. Que seguir em frente é o que nos mantém vivos.”
O livro com 180 páginas, por enquanto, pode ser adquirido por um preço sugerido de R$ 40 pelo Facebook da autora ou pelo site da editora Despertando Talentos, contém versos e sentimentos escritos em 1996 até este ano. A autora diz que não pretende parar de escrever e já planeja para 2020 ampliar a obra, com inclusão de outros versos de seus diários e começar a escrever contos.