Alesc sedia lançamento de obra literária sobre os 60 anos da Serte
FOTO: Solon Soares/Agência AL
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina sediou, na noite desta quinta-feira (31), o lançamento do livro “Nelito e as Rosas Rubras”, que relata o início da fundação Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte), e sua destacada obra social.
Com 263 páginas, a obra também narra a trajetória de Nelito, apelido de Leonel Timóteo Pereira, um empresário arrojado que em 1976 largou um negócio bem sucedido para se dedicar a um grande desafio: a fundação e manutenção de um lar de idosos no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis.
Organizadora da publicação, Lenir Wolter afirma que há 30 anos cultivava a ideia de levar para o papel a história de Nelito, uma pessoa que a seu ver, cativava a todos com quem convivia e cujo trabalho teve grande alcance social. “Ele cuidou e zelou de crianças e de idosos, que se transformaram ao seu contato. Para mim, ele foi um encantador de almas, pois muitas pessoas que conviveram com ele não chegaram a conhecer episódios maravilhosos e que não devem ficar só na nossa memória, pois a gente esquece, então precisam ser documentados.”
A escritora Norma Bruno, que foi responsável pela pesquisa e texto do livro, conta que no processo de reconstituição das trajetórias de Nelito e da Serte realizou mais de 40 entrevistas. Nessa fase, explicou, foram ouvidos familiares e antigos amigos de Nelito, voluntários e ex-funcionários que o ajudaram a erguer o prédio da Serte, bem como muitas pessoas que se beneficiaram das ações da instituição. “Quanto mais eu conhecia dessa história, mais ficava fascinada por ela. Eu chorei de emoção em alguns momentos dessa história que é realmente extraordinária”, disse.
Para a escritora, uma das passagens mais simbólicas do livro refere-se à própria forma com que a Serte foi edificada, que ilustraria o modo como Nelito conseguia unir as pessoas em torno de um ideal. “O prédio foi construído com tijolos feitos pelas próprias pessoas da comunidade e por voluntários, nos quais também se incluíam crianças. Os tijolos utilizados na construção foram feitos à mão, um a um, com o lodo do terreno onde a unidade está estabelecida. Isso pra mim é extremamente significativo.”
Atualmente, a Serte mantém o Asilo Irmão Erasto, onde são abrigados 56 idosos, e o Educandário Lar de Jesus, em que são acolhidas 186 crianças em regime de tempo integral. Nesta unidade também são recebidas as crianças encaminhadas pelo conselho tutelar, que recebem assistência enquanto aguardam adoção ou retorno ao convivo familiar. As atividades são mantidas por um quadro de mais de 200 sócios efetivos e 300 voluntários.
O livro “Nelito e as Rosas Rubras” é editado pela editora Papa-Livro e custa R$ 35. Os direitos autorais foram doados à Serte.
Agência AL