Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2022 - 19h35min

Alesc sedia exposição Urban Sketchers Florianópolis

Imprimir Enviar
Integrantes do Coletivo Urban Sketchers
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Assembleia Legislativa abre para visitação do público, a partir desta segunda-feira (6), a exposição "Urban Sketchers Florianópolis", do Coletivo Urban Sketcher, que pode ser traduzida por “desenhistas urbanos”. A mostra ocorre até o dia 30 de junho, no Espaço Cultural Cruz e Sousa, e pode ser acessada na Galeria Virtual pelo site www.alesc.sc.gov.br.

A exposição é organizada pela Gerência Cultural da Alesc e de acordo com os organizadores do Coletivo Urban Sketchers, Ivan Jerônimo e Carol Grilo, são 35 ilustrações compostas por desenhos de observação de prédios históricos e de relevância arquitetônica realizadas por diversos artistas visuais. O movimento Urban Sketchers surgiu em 2007 em Seattle (EUA) e se espalhou pelo mundo.  Uma das maiores comunidades é a do Brasil, com cerca de 50 grupos. Desde 2016, um desses grupos se reúne em Florianópolis com o objetivo de divulgar o desenho de observação como registro da cidade e motivar a prática artística.

Ivan Jerônimo explica que desde 2016, moradores de diferentes formações se reúnem com seus cadernos para desenhar cenários da cidade. Um encontro no Mercado Público foi o início do Urban Sketchers Florianópolis. Qualquer pessoa pode participar dos encontros, que são gratuitos. O objetivo é divulgar o desenho de observação como registro da cidade, promover a interação entre os participantes e motivar a prática artística. 

O organizador salienta que o grupo não tem caráter competitivo e não há seleção dos trabalhos. “Qualquer pessoa pode participar, basta levar material de desenho, desde o mais simples e ao mais elaborado, e apresentar seu ponto de vista da cidade.”

Carol Grilo destaca a vantagem do encontro das pessoas que participam do movimento. “Além de fazermos amizades, as pessoas conhecem locais da cidade que muitas vezes passam despercebidos.” A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Voltar