Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/11/2021 - 13h00min

Alesc sedia exposição que retrata trabalho de “OSTRAbalhadores”

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Santa Catarina é líder nacional na maricultura com a produção de ostras, mexilhões e vieiras e a narrativa da maricultura é o foco do fotodocumentário, produzido pelo fotógrafo Anderson Barbosa, entre julho e agosto de 2018, que são o tema da exposição “OSTRAbalhadores”, aberta nesta segunda-feira (8), na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, na Assembleia Legislativa.

A mostra retrata profissionais do Sul da Ilha de Desterro, apresentando ao público imagens diferenciadas dos trabalhadores do setor, transmitindo todo o valor social e cultural da atividade.
OSTRAbalhadores foi inscrita e selecionada pelo edital de seleção de projetos para ocupações artísticas da Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho/2019. Devido à pandemia de Covid-19, que restringiu o acesso ao Parlamento catarinense, a exposição ficou em cartaz na Galeria Virtual, no site da Alesc, e agora ocupa o espaço no hall do Palácio Barriga Verde até o dia 3 de dezembro.

O maricultor, nesta narrativa fotográfica, traz consigo uma forte carga emblemática de valorização e representatividade do pequeno produtor, dos processos artesanais, da economia familiar, do resgate e manutenção de tradições, do desenvolvimento sustentável e, principalmente, dos embates diários travados por muitos trabalhadores, explica o fotógrafo. “Estes profissionais enfrentam as adversidades do mar para garantir o sustento de suas famílias. Com muita dignidade, contribuem para a preservação ambiental.”

Segundo o fotógrafo, estes trabalhadores são responsáveis pela manutenção de um processo sociocultural importante para a capital. “Contudo, ainda que o bom humor e a alegria do manezinho se deixe transparecer durante os dias de luta, percebe-se uma ponta de desmotivação por falta de valorização e reconhecimento. Ainda assim, o que senti, é que existe um detalhe que supera todos estes contratempos e dificuldades: a relação de amor que estes trabalhadores têm com o mar.”

Além da exposição itinerante, o projeto desenvolvido por Anderson Barbosa se transformou no livro: OSTRAbalhadores, lançado em 2018.

Anderson Barbosa
Nascido na Ilha de Santa Catarina, tem formação nas áreas tecnológica e ambiental. Como fotógrafo desenvolve projetos com um forte apelo ambiental, social e cultural, utilizando as lentes como ferramenta para transmitir mensagens através das narrativas fotográficas. Seus atuais trabalhos estão sendo desenvolvidos no Estado, na capital, e no Sul do continente americano, especialmente em terras Patagônicas.

Voltar