Alesc sedia exposição que retrata o povo haitiano e a cultura caribenha
O espaço didático cultural da Assembleia Legislativa recebeu na tarde desta quarta-feira (4) a exposição O Povo Haitiano e a Cultura Caribenha, composta por 20 pinturas que retratam o cotidiano do país realizado pelos artistas plásticos Elie Alceo e Jean-Wesly Demosthene, que estão há três anos residindo em Florianópolis, sobrevivendo do comércio de suas obras nas ruas da Capital.
Eles explicam que são naturais de Porto Príncipe, a capital e a maior cidade do Haiti, onde seguiram os passos de seus pais que também são artistas plásticos. A exposição conta também com obras de haitianos que não vieram para o Brasil, mas buscam por meio de Elie e Jean-Wesly comercializarem suas obras. “Buscamos por meio dessa exposição proporcionar à sociedade catarinense a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Haiti”, resume Elie.
Nas telas são retratadas as crianças, homens, mulheres em seus afazeres diários, a dimensão religiosa, a conexão com a natureza, a musicalidade e o orgulho de ser o primeiro país americano a abolir a escravidão, em 1804. As obras são comercializadas e podem ser adquiridas após a exposição diretamente com os artistas.
A exposição é gratuita e fica aberta ao público até o dia 17 de dezembro, no primeiro andar do Palácio Barriga Verde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.