Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/11/2022 - 10h20min

Alesc sedia encontro estadual de segurança alimentar e nutricional

Imprimir Enviar
Evento acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina sedia o Encontro Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional nesta quinta-feira (10). Cerca 120 pessoas de 31 cidades vão participar ao longo do dia de sete palestras e uma oficina cujo objetivo é capacitar servidores e conselheiros municipais ligados ao tema para fortalecer as políticas públicas de enfrentamento da fome.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e conta com o apoio da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional da Alesc. Coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, Arthur Rancatti, explicou que o trabalho voltado ao segmento é uma forma de combater a fome. “A importância deste encontro é trazer a política pública para o foco da ação das prefeituras. Vai ter a capacitação de servidores, conselheiros municipais e as câmaras intersetoriais de Segurança Alimentar das cidades”, comentou.

De acordo com ele, as atividades vão permitir que os participantes saibam, por exemplo, como elaborar um plano de segurança alimentar e como fazer o monitoramento. Ações que se unem a outros equipamentos públicos voltados ao setor, como restaurantes populares, hortas comunitárias e os bancos de alimento.

“O Brasil tem cerca de 33 milhões em insegurança alimentar e nutricional e na pandemia isso se agravou. Hoje Santa Catarina está trabalhando não só no Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, mas também no Programa Alimenta Brasil com recursos do governo federal para que a gente consiga fazer que os alimentos cheguem nas pessoas que mais necessitam”, assegurou Rancatti.

Reavaliar
Para o deputado Fabiano da Luz (PT), coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional da Alesc, o evento serve também para reavaliar toda a questão da fome. “Estamos chegando em Santa Catarina a praticamente 900 mil pessoas com insegurança alimentar. Isso é 12% da população catarinense. Nós não podemos fechar os olhos para essa população. Temos que reavaliar o que foi feito, o que deu certo”, argumentou.

Segundo o parlamentar, a partir daí será possível criar pautas e linhas de ações para que o Parlamento possa discutir com o novo governo do Estado e com o governo federal quais ações podem ser feitas para que se possa reduzir o número de pessoas que sofrem com a fome e a falta de alimentos.

O deputado avaliou também que o encontro é uma oportunidade de criar novas pautas para a Frente Parlamentar trabalhar na próxima legislatura (2023 a 2026). “Se há tantas pessoas vivendo essa situação, nós aqui na Assembleia Legislativa temos esse compromisso, essa obrigação, de fazer alguma coisa por elas e trazer mais dignidade para a população”, concluiu.

Programação
9h30 - 10h30: Reconhecer e enfrentar a fome: os desafios para SC - Murilo Lyra - UFSC
10h30 - 11h: Relatório de Atividades da Coordenadoria de SAN SC - Arthur Rancatti | CSAN
11h - 11h30: O que é o SISAN e como aderir - Sirlei de Gois da Silveira | CSAN
11h30 - 12h: Programa Alimenta Brasil - Naianne Hoffmann | CSAN
12h - 12h30: Programa Lixo Zero SDS - Juliana Menezes | CSAN
14h - 14h30: CONSEA SC - Presidente Irene Kazue Shimomura
14h30 - 15h: Frente Parlamentar de SAN - Marcel Fabrizio Salomon
15h - 16h30: Oficina - Como montar e monitorar o Plano Municipal de SAN - Mick Machado e Milena Martins | TearSAN
16h30 - 17h: Encerramento - Arthur Rancatti | CSAN

Voltar