Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/05/2015 - 11h39min

Alesc sedia Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Redução de Riscos

Imprimir Enviar
Encontro faz parte da Semana Estadual da Defesa Civil. FOTOS: Yuri Santos/Agência AL

A institucionalização da Rede Brasileira de Pesquisa em Redução de Riscos e Desastres foi debatida por pesquisadores na manhã desta segunda-feira (18), no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O encontro faz parte da Semana Estadual da Defesa Civil, ação promovida pela Secretaria de Estado da Defesa Civil entre os dias 18 e 24 de maio.

A criação da rede é uma iniciativa conjunta do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR) no Brasil e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. De acordo com o pesquisador do Laboratório de Estudos de Redução de Riscos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Mário Jorge Freitas, o movimento pela formalização da rede começou há um ano e meio. Reúne, por adesão, cerca de 150 pesquisadores de vários estados brasileiros que atuam em diversas áreas, como geotecnia, hidrologia, saúde, gestão de desastres, participação comunitária.

O objetivo da rede, segundo Freitas, é interligar todos os pesquisadores para a produção de um trabalho mais articulado, que dê suporte a políticas públicas de prevenção e resposta. Um dos intuitos do encontro de hoje é buscar o apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Ministério da Integração Nacional. "Gostaríamos que a rede existisse de uma forma muito articulada com as secretarias estaduais de Defesa Civil, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Ministério da Integração Nacional. Mas também com os Ministérios da Saúde, das Cidades, da Ciência e Tecnologia. Temos discutido a possibilidade de ela ser criada por uma portaria ministerial ou interministerial", disse Freitas.

O envolvimento do setor acadêmico no trabalho para eliminar riscos de novos desastres foi ressaltado pelo coordenador do UNISDR no Brasil, David Stevens, conforme estabelecido pelo Marco de Sendai, aprovado em março de 2015. "A rede é uma catalisação do que já está sendo feito. O país tem uma base de pesquisa acadêmica e também conta com os Cepeds [Centros Universitários de Estudos e Pesquisas sobre Desastres]." Na opinião de Stevens, a institucionalização da rede vai contribuir na definição de uma agenda de pesquisa para atender às necessidades brasileiras e na canalização de recursos voltados a esses esforços.

Semana Estadual da Defesa Civil
A abertura oficial do evento será realizada na Assembleia Legislativa às 19h30, com presença confirmada do ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, e do secretário estadual de Defesa Civil, Milton Hobus.

Na ocasião, cinco pessoas serão homenageadas com a entrega da medalha de mérito "Governador Colombo Machado Salles". A honraria concedida pela Defesa Civil do Estado é dedicada aos cidadãos que trabalham em prol da proteção das comunidades em momentos de emergência e calamidade pública.

A atividades da Semana Estadual da Defesa Civil serão realizadas em várias cidades catarinenses.  As ações incluem palestras, debates, panfletagem e homenagens. A programação completa pode ser acessada no site da Secretaria de Estado da Defesa Civil (www.defesacivil.sc.gov.br).

Programação da Semana Estadual da Defesa Civil
18 de maio (segunda-feira)
Local: Auditório Antonieta de Barros - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
8h30 às 12h30 - Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Redução de Riscos e Desastres
14h - Abertura dos trabalhos técnicos e exposição
14h30 - Palestra: “Conferência Mundial de Sendai e o Marco para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030”- professor Allan Lavell (Costa Rica)
16h - Mesa-redonda: “Os Desafios para a Implementação do Marco de Sendai, no âmbito da Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal”- Representantes: Sedec, SDC, Blumenau, UNISDIR - Coordenação: professor Mário Freitas
18h - Debate
19h30 - Homenagem e Entrega de Medalhas “Mérito da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina Governador Colombo Machado Salles”
20h30 - Apresentação das iniciativas da Secretaria de Defesa Civil em prevenção, preparação e respostas aos desastres
21h - Encerramento
Exposição Fotográfica “Desastres Históricos de Santa Catarina”

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar