Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/05/2022 - 10h05min

Alesc recepciona estagiários do Programa Antonieta de Barros

Imprimir Enviar
Já durante a recepção os novos estagiários recebem as primeiras orientações sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa.
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

No ano em que completa sua 18ª edição, o Programa Antonieta de Barros (PAB) iniciou oficialmente suas atividades práticas na manhã desta segunda-feira (2). A recepção dos 60 jovens estagiários selecionados na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina marcou ainda o recorde de inscritos em toda a história. Ao total, 526 estudantes do ensino médio, profissionalizante e superior da faixa etária de 16 anos a 24 anos de idade disputaram as vagas.

O dia também foi marcante para Maria Eduarda Rodrigues dos Santos, 17 anos, aluna da EEB Dom Jaime de Barros Câmara, no município de Palhoça, que entrou pela primeira vez no Palácio Barriga Verde. “É uma oportunidade muito boa e é gratificante estar aqui, pois muitos outros jovens deveriam estar aqui. É algo que vai além dos 60 classificados e dá muita experiência não só para o mercado de trabalho, mas para a vida também. É isso que eu vou tirar daqui”, comentou.

O processo seletivo dá a eles a chance de receber qualificação profissional, socioeducacional e cultural para atuar em vários setores da Assembleia Legislativa. Tudo isso, afirmou Maria Eduarda, “é um desafio, com certeza”. E o primeiro aprendizado para a jovem, que desconhecia o programa, aconteceu ao ver a prima que lhe apresentou a oportunidade não ser selecionada enquanto ela conseguiu a vaga. “É como funciona o mercado de trabalho, quando a gente compete com outras pessoas próximas e a gente consegue ou as pessoas próximas conseguem. É assim que funciona”, avaliou. Sobre o que faz e representa o Parlamento, a agora estagiária respondeu não saber “muito bem o que significa”, mas que está pronta para percorrer o novo caminho. “Vou descobrir e vou aprender crescendo. Será uma descoberta e aprendizado para o futuro”, assegurou.

A coordenadora de Estágios Especiais da Alesc, Miriam Lopes, explicou aos selecionados que eles serão capacitados pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. “Hoje eles já iniciam as capacitações e para nós é uma grande troca de experiências. Conforme falou o presidente [da Alesc], o deputado Moacir Sopelsa [MDB], quem sabe daqui não saiam os próximos deputados e vereadores, nossos novos parlamentares. É o princípio de uma caminhada”, destacou.

Durante o evento, os participantes receberam a Cartilha do Estagiário com as orientações sobre o PAB, as normas e regras, o histórico da iniciativa, seus objetivos e metas. O material contém ainda a biografia da deputada Antonieta de Barros, cujo nome foi escolhido para batizar o programa, que foi instituído pela Lei Estadual nº 13.075/2004.

A origem do PAB foi resultado de uma ação dos movimentos sociais e idealizado pelo Fórum de Mulheres Negras de Florianópolis. Essas entidades chamaram a atenção para os assassinatos de mais de 108 jovens negros de comunidades vulneráveis, entre os anos de 2002 e 2003. O trabalho destes grupos também propiciou o debate sobre a necessidade de políticas públicas voltadas para garantir uma realidade diferente à parcela da sociedade que vivia desassistida pelo poder público.

Até o próximo dia 13, os estagiários participam de debates e orientações sobre os procedimentos no PAB e no ambiente de trabalho, além de visitas guiadas ao Palácio Barriga Verde e à Unidade Administrativa, no Edifício Aldo Schneider. Eles também terão aulas sobre relações humanas e interpessoais, noções de atendimento ao cidadão e cursos sobre redes sociais e segurança pública, e saúde e higiene.

Veja aqui mais fotos do ato de recepção dos novos estagiários.

Voltar