Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/03/2023 - 15h44min

Parlamentares de Luxemburgo tratam de acordo de cooperação bilateral

Imprimir Enviar
Parlamentares de Luxemburgo: Frédéric Becker, Mathis Godefroid, Sven Clement, Isabel Wiseler-Lima (Parlamento Europeu), Liz Braz, deputada Paulinha e
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa recebeu, nesta sexta-feira (31), a visita institucional de uma delegação de deputados de Luxemburgo. A comitiva está em Santa Catarina para um encontro que será realizado em Florianópolis neste sábado (1º), com brasileiros que têm cidadania luxemburguesa.

De acordo com as autoridades do país europeu, no dia 8 de outubro deste ano as eleições legislativas serão realizadas para escolher os parlamentares que representarão os luxemburgueses na Câmara dos Deputados pelos próximos cinco anos. Segundo a legislação eleitoral de Luxemburgo, cidadãos que não vivem no país podem votar via correspondência.

Dados do Cadastro Nacional de Pessoas Físicas de Luxemburgo apontam que em 2020, cerca de 11 mil cidadãos viviam no Brasil, e Santa Catarina é um dos estados com a maior concentração de pessoas com essa cidadania. Por essa razão, o deputado luxemburguês Sven Clement reforça a importância dessa parcela da população exercer o direito ao voto. “O mais importante para nós, cidadãos, são os nossos direitos e deveres. Nesse sentido, o voto é o instrumento poderoso que temos, por isso, faço esse apelo às pessoas que votem”.

Os parlamentares luxemburgueses foram recebidos pelos deputados Camilo Martins (Podemos) e Paulinha (Podemos), que representou a Assembleia Legislativa no encontro. Paulinha destacou que a reunião também debateu a elaboração de um acordo de cooperação bilateral entre os entes. “Nós vamos construir uma comissão com parlamentares dos dois países para estabelecer os critérios dessa cooperação. A partir daí, nossa intenção é atuar pela promoção de intercâmbios culturais, além de tratar também dos interesses econômicos de Santa Catarina e Luxemburgo”, frisou a parlamentar.


Com informações de Larissa Martinelli

Gicieli Dalpiaz
Agência AL

Voltar