Alesc recebe ministro das Cidades, Jader Filho
Visita institucional reforçou importância de união de esforços para desenvolvimento dos municípios
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL
A Assembleia Legislativa recebeu na tarde desta terça-feira (25) o ministro das Cidades, Jader Filho. Ele foi recepcionado pelo presidente do Parlamento, deputado Mauro de Nadal (MDB), entre outros parlamentares.
“A vinda do ministro tem grande importância e demonstra a sua sensibilidade com o nosso Estado. Acompanhamos vários projetos que estão sendo trabalhados e gestados a partir de parceria do Ministério das Cidades com os municípios. Neste cenário, percebe-se que ainda são necessários muitos avanços, mas há um direcionamento significativo de investimentos importantes para Santa Catarina, como é o caso da habitação, com atenção especial tanto para o perímetro urbano, como para o rural”, destacou Mauro de Nadal.
De acordo com o ministro Jader Filho, a orientação do governo Federal é de retomada do Pacto Federativo. “Estamos dialogando com parlamentares em nível estadual, federal, com governadores e prefeitos porque só a partir dessa união, promoveremos o desenvolvimento do Brasil e dos estados. O contato com os líderes locais é fundamental nesse processo”, enfatizou.
Após a visita, o ministro e o presidente da Alesc seguiram para o Summit Cidades, evento sobre tecnologia, inovação e futuro das cidades, que ocorre até esta quarta-feira (26), na capital, com diversos profissionais, especialistas, gestores e lideranças.
Presidente participa de Summit Cidades e fala sobre descentralização da Alesc
Em sua participação no Summit Cidades, o presidente da Assembleia Legislativa destacou o “Alesc Itinerante”, projeto inédito que promove a descentralização dos trabalhos do Parlamento, com a transferência de sua sede para diferentes regiões de Santa Catarina.
Nadal reforçou que a iniciativa é resultado do trabalho das bancadas regionais. “Nós institucionalizamos as bancadas regionais na Alesc, pois todos os parlamentares entenderam que nós precisamos nos despir das bandeiras políticas para defender os projetos de interesse das regiões. Brigas políticas não constroem pontes, postos de saúde, nem escolas. Por isso, esta discussão sintonizada representa ações mais concretas que vão ao encontro das necessidades da população”, reforçou o parlamentar, no evento.
O Alesc Itinerante já passou pelas cidades de Blumenau e Joinville e segue para Criciúma (Julho) Lages (Novembro) e Chapecó (Novembro). O projeto é uma comemoração aos 190 anos do Parlamento catarinense.