Alesc promove seminário sobre livre comércio entre Mercosul e União Europeia
Discutir e avaliar o papel de Santa Catarina e os avanços que a parceria entre os países do Mercosul e a União Europeia podem trazer a Santa Catarina. Este é o principal objetivo do Seminário Internacional do Mercosul: Sobre o Tratado de Livre Comércio entre Países do Mercosul e da União Europeia.
O evento acontece na Assembleia Legislativa, entre os dias 30 e 31 de agosto, e reúne especialistas em relações internacionais, lideranças políticas e representantes de câmaras setoriais de comércio.
O seminário foi proposto pelo deputado Ivan Naatz (PL), que preside a União Interamericana de Parlamentares (Unipa) e conta com a promoção da Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul, da Alesc.
No lançamento do evento, na manhã desta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa, o parlamentar declarou que as negociações para a implementação do tratado já se estendem por mais de duas décadas e precisam avançar, sobretudo pelo potencial incremento que pode proporcionar para a economia brasileira.
“Segundo a Fundação Getúlio Vargas, caso esse tratado do Mercosul com a União Europeia seja assinado, tem o potencial de movimentar cerca de R$ 500 bilhões de reais por ano no Brasil. Então é uma coisa que não podemos deixar ficar parada, sem avançar. Alguém não quer deixar que esse tratado saia, precisamos identificar quem é e o porquê.”
Já os deputados Fernando Krelling (MDB), presidente da Comissão do Mercosul na Alesc, Neodi Saretta (PT), Mário Motta (PSD) e Matheus Cadorin (Novo), que integram a Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul, destacaram a importância de Santa Catarina buscar protagonizar estes debates.
A abertura do seminário conta com uma palestra da presidente da Câmara do Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maria Teresa Bustamante, com o tema “Oportunidades e Desafios Acordo Mercosul – União Europeia”.
Outro destaque da programação é uma palestra do conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Damian Lluna Taberner, sob o tema “Acordo da Associação União Europeia – Mercosul”.
Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. As inscrições devem ser feitas pelo site da Escola do Legislativo.
Mais informações pelo fone (48) 3221-2952.
Programação:
Quarta-feira, 30 de agosto
18h – Credenciamento e coffee break;
19h - Abertura do evento, composição da mesa de autoridades;
19h30 – Palestra: “Oportunidades e Desafios: Acordo Mercosul - União Europeia”, com a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, doutora Maria Teresa Bustamante;
20h30 – Palestra: “Acordo da Associação União Europeia – Mercosul”, com o conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Damian Lluna Taberner.
Quinta-feira, 31 de agosto
8h – Credenciamento;
9h – Coffee break;
9h30 – Palestra: “Negociações Comerciais Entre Mercosul e União Europeia: Situação Atual e Perspectiva”, com secretária de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço; com Tatiana Lacerda Prazeres;
10h30 – Palestra: “A Posição do Senado Federal Frente os Encaminhamentos da Assinatura do Tratado”, com Esperidião Amin Helou Filho (PP-SC);
11h30 – Almoço;
13h – Recredenciamento;
14h - Mesa-redonda – “A Importância da Integração Interamericana”, com o subsecretário de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo, doutor Samo Sérgio Gonçalves Tosatti; e o secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Juliano Froehner; intermediada pelo deputado estadual mestre Ivan Naatz;
15h - Mesa-redonda – “Oportunidades e Desafios de Santa Catarina nas Exportações do Agronegócio”, com o diretor-presente da Indústria Agro Comercial Cassava SA, André Odebrecht; e o diretor comercial da Aurora Coop; Dilvo Casagranda; intermediada pela jornalista e comentarista Estela Benetti;
16h – Coffee break
16h30 – Mesa-redonda - “Acordo Mercosul – União Europeia: Aspectos Econômicos, Políticos e Diplomáticos, Econômicos e Culturais, Normas e Regulações, Desenvolvimento Sustentável e Perspectivas Futuras”, com os professores, mestre Ricardo Bruno Boff; doutor Klaus Guimarães Dalgard; e doutor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra; intermediada pelo professor Neri dos Santos;
17h30 – Encerramento, com a fala dos deputados estaduais Fernando Krelling (MDB) e Ivan Naatz.
Agência AL