Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/07/2024 - 10h00min

Alesc promove palestra sobre compras sustentáveis

Imprimir Enviar
O workshop foi ministrado pela advogada Nicolle Gomes Schneider, vice-presidente da Comissão de Licitações e Contratos da OAB-SC.
FOTO: Giovanni Kalabaide

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina segue com ações para implantar a nova agenda ambiental por meio do Programa de Gestão Ambiental Alesc Sustentável. Após realizar eventos sobre mudanças climáticas e gestão de resíduos sólidos, o Parlamento, por meio da Escola do Legislativo Deputado Licio Mauro da Silveira, promoveu, nesta quinta (18) e sexta-feira (19), o Workshop de Licitação Verde sobre compras públicas sustentáveis.

O encontro foi realizado no Plenarinho do Palácio Barriga Verde com o objetivo de capacitar servidores públicos e funcionários do Parlamento, além do público externo, sobre compras públicas sustentáveis dentro da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021).

O workshop foi ministrado pela advogada Nicolle Gomes Schneider, vice-presidente da Comissão de Licitações e Contratos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina. Conforme explicou, compras públicas sustentáveis consistem em “utilizar a licitação, os mecanismos de contratação, para incluir critérios de sustentabilidade visando fazer compras mais conscientes e mais sustentáveis, e ter um consumo do órgão mais consciente."

No primeiro dia do workshop, na quinta-feira, Nicolle abordou as novas regras da Lei 14.133/2021. Segundo afirmou, a nova legislação trouxe várias mudanças com relação a compras públicas sustentáveis. “Dentro da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, um dos objetivos do processo licitatório dos órgãos públicos passa a ser o desenvolvimento sustentável”, ressaltou

Na sexta-feira, o foco da palestra foi como colocar o novo regramento em prática. A advogada usou como exemplo a aquisição de veículos pelos órgãos públicos. “No momento em que um órgão pretende adquirir um veículo, ele tem que levar em conta várias questões, como o quanto vai ser gasto com a compra daquele bem, qual a energia que ele consome, qual o combustível que utiliza, se é sustentável ou não, qual vai ser o gasto com seguro e manutenção, como é o descarte daquele veículo, entre outros. Então são critérios que devem ser analisados para racionalizar a compra”, exemplificou.

Programa Alesc Sustentável
O  Programa Alesc Sustentável foi lançado no ano de 2021 e atualmente passa por uma reformulação, visando desenvolver novas iniciativas no âmbito do Parlamento catarinense para a preservação ambiental.

Além da manutenção das metas estipuladas em ações como o reaproveitamento da água da chuva, geração de energia solar e coleta seletiva de resíduos sólidos, a nova agenda do programa prevê a realização de debates com especialistas da área e o plantio de árvores.

Essa última ação, inclusive, já aconteceu nas cidades de Joinville e Criciúma, durante o programa Alesc Itinerante.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar