Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/11/2022 - 10h12min

Alesc presta homenagem aos 30 anos da Uncme

Imprimir Enviar
Parte dos homenageados.
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Em sessão especial na noite desta segunda-feira (07), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina prestou homenagem aos 30 anos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). A entidade, criada em 1992, reúne os conselhos de educação dos municípios como um esforço conjunto em defesa do desenvolvimento educacional do país.

A solenidade foi proposta pela deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc. “Com essa sessão especial, nós desejamos fazer ecoar a importância que os conselhos municipais de educação têm em seus espaços de atuação, muitas vezes sem receberem a devida dimensão. É nos conselhos municipais de educação que são tomadas decisões deliberativas, normativas, propositivas, mobilizadoras, construtivas, fiscalizadoras e de controle social na implementação das políticas de educação municipal. Em outras palavras, é no conselho municipal de educação que passa o esforço de se enraizar a democracia nos municípios, nos lugares onde a vida acontece”, disse.

Falando em nome dos homenageados, o presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Osvaldir Ramos, destacou a importância da atuação conjunta dos conselhos estadual e municipais de educação. “A educação precisa do envolvimento de todos os segmentos da sociedade, escola, alunos, professores, famílias, e da sociedade civil. Daí a importância da Uncme e dos seus 30 anos de serviços prestados em prol da comunidade catarinense. Nós, os homenageados, rendemos as nossas homenagens à Uncme e nos sentimos lisonjeados por poder participar da história desses 30 anos de desafios em benefício da educação do estado e do Brasil”, defendeu.

O coordenador da Uncme em Santa Catarina, Claudio Luiz Orço, agradeceu a homenagem prestada pelo Parlamento e reforçou que, apesar dos avanços conquistados pela entidade nesses 30 anos, há ainda muitos desafios. “Dos 295 municípios de Santa Catarina, 289 têm sistema próprio e autonomia na área educacional. Queremos ainda garantir a universalização dos sistemas em todo o estado. Temos certeza que já avançamos em muitas coisas, mas ainda há muito para se fazer”, ponderou.

Representado o governo do Estado, o secretário estadual de Educação, Vitor Fungaro Balthazar, enalteceu o trabalho desempenhado pela Uncme. “A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Santa Catarina sempre foi muito ativa, as contribuições sempre foram muito relevantes. A todos que fizeram parte dessa história de 30 anos da Uncme deixo aqui o meu reconhecimento por esse importante trabalho e os votos de vida longa, e que continue nessa luta em busca de uma educação pública de qualidade”.

História
A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) é a entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes colegiados. Pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

Ao longo dos 30 anos de existência, a Uncme vem participando das discussões e encaminhamentos das agendas educacionais em todos os estados do Brasil, contribuindo para a garantia do direito à educação pública, laica e de qualidade social.

Homenageados
- Manoel Humberto Gonzaga Lima, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme);
- Vitor Fungaro Balthazar, secretário de Estado da Educação;
- João Luiz de Carvalho Botega, promotor de justiça;
- Gerson Sicca dos Santos, conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina;
- Rogério Cid Bastos, pró-reitor de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Genésio Téo, vice-reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus de Xanxerê;
- Osvaldir Ramos, presidente do Conselho Estadual de Educação;
- Édna Corrêa Batistotti, representante do Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina;
- Patrícia Lueders, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina;
- Claudio Luiz Orço, coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação;
- João Carlos Gama, coordenador estadual da Uncme de 1992 a 1996;
- Claudio Castellain, coordenador estadual da Uncme de 1997 a 2000;
- Vera Regina Boff Simão, coordenadora estadual da Uncme de 2000 a 2002;
- Maria Luiza Oliveira Lobe, coordenadora estadual da Uncme de 2003 a 2005;
- Jane Motta, coordenadora estadual da Uncme de 2006 e 2007;
- Marineusa da Cunha Sá, coordenadora estadual da Uncme de 2007 e 2008;
- Darli de Amorim Zunino, coordenadora estadual da Uncme de 2009 a 2017.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar