Alesc outorga título de cidadão catarinense a Torres Marques, presidente do TJ
FOTO: Solon Soares/Agência AL
Uma sessão solene realizada na noite desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa, marcou a outorga do título de cidadão catarinense ao desembargador José Antônio Torres Marques, atual presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). A solenidade foi realizada a pedido do deputado Gabriel Ribeiro (PSD), em reconhecimento à meritória carreira e dedicação do magistrado ao estado de Santa Catarina.
Em seu pronunciamento, Gabriel Ribeiro, destacou a trajetória profissional de Torres Marques, que é natural de Porto Alegre (RS), mas que trilhou a maior parte da sua carreira, desempenhada no Judiciário e no magistério, em terras catarinenses.
O parlamentar também enalteceu o lado humano de Torres Marques, a quem definiu como uma pessoa bem-humorada, autêntica, prática e que gosta de lembrar a todos, com orgulho, que nasceu em 25 de novembro, data em que se celebra o Dia de Santa Catarina.
“Nossos vizinhos do Rio Grande do Sul tiveram a sorte de tê-lo como homem nascido naquele estado e Santa Catarina tem a honra de ter sido escolhida por ele como a sua casa. Meu caro Torres Marques, a partir de agora o senhor também é um cidadão catarinense. A casa é sua.”
Torres Marques, por sua vez, se disse honrado e comovido com a homenagem, que para ele carrega a simbologia da admiração e do respeito. “Entendo que esta conquista é mais que o fruto do meu trabalho em prol da Justiça de Santa Catarina. Significa também o valioso reconhecimento deste labor pelo Poder Legislativo. Tornar-me de direito um cidadão catarinense laureia minha história com esta terra e vem coroar uma feliz realidade que já vivencio de fato há mais de 34 anos”, disse.
Fechando a sessão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP), afirmou que, ainda que tenha sido de iniciativa de Gabriel Ribeiro, a outorga do título de cidadão catarinense contou com o apoio de todos os parlamentares da Casa. “Todos votaram favoravelmente nesta proposta por acreditarem que este título é justo e meritório, tendo em vista o trabalho realizado em Santa Catarina, sempre com ética, profissionalismo, responsabilidade e, acima de tudo, compromisso com a população catarinense. Para nós é uma honra conceder-lhe esse título.”
A sessão também contou com a presença dos deputados Antonio Aguiar (PMDB), Darci de Matos (PSD), João Amin (PP), Fernando Coruja (PMDB), Roberto Salum (PRB), Milton Hobus (PSD) e Jean Kuhlmann (PSD).
Agência AL