Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/04/2023 - 15h36min

Alesc lança Frente Parlamentar em Defesa das Cooperativas de Energia

Imprimir Enviar
Dirigentes de cooperativas de diversas regiões de SC prestigiaram o ato
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Em uma cerimônia concorrida que aconteceu na tarde desta segunda-feira (24), no plenário Osni Régis, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançou a Frente Parlamentar em Defesa das Cooperativas de Energia.

“Hoje é um dia especial com a criação da nossa Frente Parlamentar, que será uma mola propulsora para debater as necessidades do segmento e contribuir para ações de abastecimento da rede, principalmente no interior, onde está o homem do campo”, declarou Volnei Weber (MDB), que coordenará a frente parlamentar.

Atualmente, o estado conta com 22 cooperativas de energia que atuam em 70 municípios, atendendo cerca de 260 mil propriedades, com 31 mil quilômetros de rede e mais de 27 mil transformadores.

Segundo Weber, será preciso ampliar as parcerias com o governo e com órgãos ambientais para aumentar a rede de distribuição, criando incentivos para que as cooperativas de energia possam realizar investimentos em subestações e redes trifásicas.

Edson Flores da Cunha, presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação de Santa Catarina (Fecoerusc), agradeceu o apoio dos parlamentares, informou que o setor atende cerca de um milhão de pessoas e movimentou em 2022 R$ 1 bi em receitas, recolhendo ao Tesouro mais de R$ 200 mi em impostos.

O presidente da Fecoerusc pediu o apoio dos representantes do povo para que as cooperativas de energia, assim como a Celesc, tenham acesso aos recursos governamentais direcionados à implantação de redes trifásicas no interior dos municípios.

Adriano Lima de Medeiros, que representou as Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A (Celesc), reconheceu que a força do cooperativismo reside na união de vontades e garantiu que a Celesc está de portas abertas para trabalhar em conjunto com as cooperativas de energia.

“O movimento cooperativista demonstra isso, unidos vocês sempre serão fortes”, observou Medeiros.

O senador Esperidião Amin (PP), que também prestigiou o lançamento da Frente Parlamentar, fez uma defesa enfática do cooperativismo.

“Sou um aficionado pelo associativismo, nada vai contribuir mais para dar ao capitalismo um rosto humano quanto a associação, de todas as formas, vale para energia, vale para atender as necessidades básicas de uma comunidade. Enquanto não chegarmos no Brasil a 30% das operações de crédito ativas fora do setor bancário tradicional, vamos ficar reclamando dos juros. A cooperativa de energia faz parte disso, atenuando o sem limites do capitalismo”, argumentou o senador.

Além de Volnei Weber, subscreveram o requerimento de criação da Frente os deputados Ivan Naatz (PL)), Jessé Lopes (PL), Altair Silva (PP), Lunelli (MDB), Marcos Vieira (PSDB), Fabiano da Luz (PT), Maurício Eskudlark (PL), Mário Motta (PSD), Matheus Cadorin (Novo), Marquito (Psol) e Marcius Machado (PL), assim como outros parlamentares que ainda não subscreveram, mas que demonstraram desejo de assinar, como José Milton Scheffer (PP).

Lançamento concorrido
Diretores e dirigentes das 22 cooperativas de eletrificação lotaram o plenário e parte das galerias, representando os municípios de Forquilhinha, Treze de Maio, Doutor Pedrinho, Braço do Norte, Praia Grande, Morro da Fumaça, Armazém, Grão Pará, Anitápolis, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, Tubarão, Içara, Jacinto Machado, Biguaçu e Cocal do Sul, todos atendidos, no todo ou em parte, pelas cooperativas de eletrificação.

 

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar