Alesc homenageia maestro José Nilo Valle, criador da Orquestra Sinfônica de SC
O maestro, compositor e instrumentista, José Nilo Valle, autor do hino oficial do município de Guabiruba, que comemorou 60 anos de emancipação político-administrativa na última sexta-feira (10), recebeu nesta quarta-feira (15) a homenagem da Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Osmar Vicentini (União). Criador da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) e membro da Conductor's Guild International, ele ocupa a Cadeira n° 37, patrono Ariano Suassuna, da Academia de Letras de Nova Trento.
Durante o ato, o maestro entregou ao deputado Osmar Vicentini o livro “Primeira Antologia da Academia de Letras de Nova Trento”, autografado, onde há vários textos dele e de outros escritores da região. O parlamentar enfatizou o fato de, como guabirubense, demonstrar o reconhecimento da população do município. “Foi um bem que ele fez ao povo de Guabiruba. A passagem da vida é rápida, mas quando se pode fazer o bem como fez o maestro, o que vale é o sorriso das pessoas e isso dá força a elas. O que esse homem fez e está fazendo para a música no estado é reconhecido pelo povo.”
José Nilo Valle destacou a sua frase predileta. “A maior glória de um homem é poder contribuir para a sociedade com aquilo que ele é mais capaz”. Ele ressaltou que qualquer pessoa que faça alguma ação em prol da sociedade se sente muito honrada quando é reconhecida. “A atitude da Alesc e a iniciativa do deputado Osmar Vicentini me trouxe a certeza de que a minha trajetória está valendo a pena, porque na vida a gente vai fazendo e construindo, busca o melhor na carreira, e quando chega esse momento é só regozijo.”
Hino de Guabiruba
Nossas vozes entoam melodias
Traduzindo carinho, exaltação
Salve rico, garboso município
Monumento da nossa imigração
Guabiruba, Guabiruba,
O teu nome é doce e lindo
Dá-nos um prazer infindo
Ser teus filhos, Guabiruba
Quem vive no teu seio, mas não sente
O verdadeiro amor que tu expeles
A todos teus amigos, tua gente
É cruel, filho ingrato, é um reles
Guabiruba, Guabiruba,
O teu nome é doce e lindo
Dá-nos um prazer infindo
Ser teus filhos, Guabiruba
Guabiruba, nasceste para a glória
Seguirás na vanguarda sem temores
Sempre em busca de novos ideais
És celeiro de nossos esplendores
Guabiruba, Guabiruba,
O teu nome é doce e lindo
Dá-nos um prazer infindo
Ser teus filhos, Guabiruba