Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/09/2016 - 09h43min

115 organizações concorrem à Certificação de Responsabilidade Social

Imprimir Enviar
Organizações inscritas concorrem ao Certificado e ao Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC

Terminou nesta segunda-feira (12), às 23h59, o prazo para participação na Certificação de Responsabilidade Social 2016. Nesta 6ª edição, 265 organizações se inscreveram pelo portal e 115 concluíram o preenchimento das informações, o que as torna aptas à avaliação para concessão do Certificado de Responsabilidade Social. As melhores em cada categoria serão premiadas com o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC. Entre as concorrentes, há 44 empresas privadas, 67 entidades e 4 empresas públicas.

Os números demonstram que há um crescimento consistente na participação das organizações catarinenses na certificação, conforme Maria Luiza Dalbosco, membro da Comissão de Assessoramento responsável pela organização da certificação na Assembleia Legislativa. No ano passado, 239 organizações participaram do processo, 100 concluíram a inscrição e 94 foram certificadas.

A Certificação de Responsabilidade Social é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, em parceria com outras 15 entidades e órgãos públicos, instituída para reconhecer e destacar as organizações e empresas que fazem a diferença em Santa Catarina na promoção do bem-estar da sociedade e na preservação ambiental.

Consulta pública
A próxima fase do processo de certificação prevê a abertura de uma consulta pública on-line. Nos próximos dias, a relação das empresas inscritas será publicada no portal da Assembleia Legislativa e qualquer pessoa com acesso à internet poderá se manifestar positiva ou negativamente sobre a responsabilidade socioambiental da organização. A consulta pública ficará disponível por 20 dias e seus resultados vão subsidiar a comissão julgadora, composta pelos membros da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, na avaliação das concorrentes.

Para concessão do certificado, os indicadores de responsabilidade socioambiental das organizações serão avaliados com base nas respostas aos questionários quantitativo e qualitativo, preenchidos no momento da inscrição. As certidões negativas atualizadas e a publicação do balanço socioambiental referente a 2015 são documentos obrigatórios e classificatórios. A ausência de documentação e o não preenchimento da base de cálculo e dos indicadores internos e externos são fatores que desclassificam a concorrente, conforme as regras explícitas no Edital 2016.

Premiação
O Certificado de Responsabilidade Social é concedido anualmente a todas as entidades inscritas que cumpram os requisitos previstos no edital. As organizações que se destacam em cada uma das categorias previstas são premiadas com o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC (duas entidades com fins não econômicos e seis empresas que obtiverem os melhores desempenhos em responsabilidade socioambiental). A cerimônia de entrega dos certificados e do troféu será realizada no dia 6 de dezembro, em sessão solene na Assembleia Legislativa.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar